[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] A história do hambúrguer | O POVO
gastronomia 07/04/2013

A história do hambúrguer

"Esta carne se transformava em uma pasta, modelada em forma de bolas achatadas"
Compartilhar

No século XIII os Tártaros - uma das principais tribos Mongóis - invadiram a Europa, liderados por Gengis Khan. Eles eram grandes cavaleiros, que pouco desciam de seus cavalos.

 

Um de seus hábitos alimentares era carne de caça, que era transportada entre a sela e o lombo do animal. Esta carne se transformava em uma pasta, que era modelada em forma de bolas achatadas. E nem era necessário temperá-la pois ela absorvia o sal do suor do animal.


Esse tipo de carne continuou sendo consumido, até que, no século XVII, alguns viajantes alemães levaram a ideia para um açougueiro de Hamburgo, que moeu pedaços de carne,


adicionou temperos e modelou em forma de bifes arredondados, que foram chamados de “bifes de carne moída”. Por ser um item saboroso e de baixo custo, logo esses bifes se tornaram um produto muito popular em Hamburgo.


No século XVII, quando os primeiros imigrantes alemães da região de Hamburgo chegaram aos Estados Unidos, levaram consigo a receita do “bife de carne moída”, que logo recebeu o nome de hamburg style steak (bife ao estilo hamburguês). Os norte americanos passaram a colocar o bife grelhado no meio do pão, que logo recebeu o nome de hamburger. Nascia então um dos grandes ícones da cultura americana.


Segundo historiadores , em 1836 o restaurante Del Monico’s, de Nova York, incluiu pela primeira vez o “Hamburger Sandwich” em seu cardápio.


A população norte americana tinha preferência por bifes de traseiro bovino e, consequentemente, havia muita disponibilidade de carne bovina de dianteiro; o “hamburger” passou a ser fabricado então a um preço bastante acessível e conquistou o mercado americano. Depois da Segunda Guerra Mundial, o McDonald’s e seus concorrentes, foram responsáveis pela popularização do “hamburger” no mundo.


No Brasil, o hambúrguer foi introduzido em 1952 pelo tenista americano Robert Falkenburg (campeão de Wimbledon), que inaugurou a lanchonete Bob’s no Rio de Janeiro.


O McDonald’s é considerado o grande difusor do hambúrguer no mundo e hoje conta com mais de 31 mil estabelecimentos. A primeira loja no Brasil foi aberta em 1979 no Rio de janeiro e a primeira loja no Ceará foi aberta em 1992.


Atualmente em Fortaleza existem várias lanchonetes com o estilo americano,

especializados em hambúrguer. O meu local preferido para comer um hambúrguer é o Barney’s Burger, pela qualidade de seu hambúrguer de fabricação própria, pelo equilíbrio e ousadia dos sanduíches e pelo aconchego de seu ambiente. Recomendo.


+P

Barney’s Burger

Rua Maria Tomásia, 740, Aldeota

Telefone 3099-3003

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

Gastronomia

RSS

Gastronomia

ivonilo praciano

Escreva para o colunista

Atualização: Domingo

gastronomia

RSS

gastronomia

Elcio nagano

Atualização: Domingo

gastronomia

RSS

gastronomia

fernando barroso

Atualização: Domingo

TV O POVO

Confira a programação play

anterior

próxima

Divirta-se

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Gastronomia

Powered by Feedburner/Google