É o bicho! 09/04/2016

Cão saudável

Saiba como checar a saúde do seu cachorro sem sair de casa.
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'eobicho@opovo.com.br', 'id_autor': 18709, 'email': ' ', 'nome': 'Mirelle Costa'})
Mirelle Costa

Teste 1. Doenças periodontais
Abrir a boca do cão e observar a coloração da mucosa. É importante ver se não há doenças periodontais, como tártaro e gengivite. Elas fazem tanto mal nos cães como na gente. Uma gengiva saudável deve estar rosa, como um chiclete. Caso ela esteja com uma cor estranha, como cinza, branca ou amarela, está na hora de levar seu cachorro ao veterinário.

Teste 2. Cuidado com as orelhas
Você vai procurar algum sinal de infecção no canal do ouvido. Um dos sintomas de inflamação é temperatura alta. Dá pra sentir o calor com as mãos. Outro sinal também é a cor da parte interna, que fica mais vermelha quando há algo de errado. Tem ainda uma terceira mudança que deve ser observada: a cera - para o cão, ela deve ser cor de mel. Se a secreção for escura ou esverdeada, é um sintoma de que o animal está com uma otite e precisa ser levado ao veterinário.

Teste 3. Obesidade
Apalpe as costelas do cão. Se você não conseguir senti-las, é porque seu cão está acima do peso. Mas, se as costelas estiverem aparentes demais, ele está abaixo do peso. Se ele ficar incomodado, latir, rosnar ou até tentar te morder, é sinal de algum problema na coluna.

Teste 4. A pele
Esfregue as mãos pelo corpo todo dele. Agora vamos segurar e puxar um pouco a pele. Se ela não voltar rapidamente, ele pode estar desidratado. Passe a mão no sentido contrário do pelo para checar se está limpo, bonito, brilhante e saudável. Se estiver com falhas, caindo ou com manchas avermelhadas debaixo do pelo, é sinal de problemas de pele.* Fonte: http://www.bayerpet.com.br

Grupo AMA

Moradoras do bairro Sapiranga resolveram ajudar os animais abandonados no bairro
O grupo AMA, Associação de Amigas dos Animais, é formado por quatro mulheres que se conheceram por acaso. “Cada uma de nós já cuidava dos animais de forma individual. Por morarmos no mesmo bairro, a Sapiranga, então, tivemos a sensibilidade de perceber a questão do abandono em nosso bairro e trabalhar em conjunto munidas pelo nosso interesse: cuidar dos animais buscando uma boa qualidade”, conta Patrícia Mariano. 


O grupo visa sobretudo ao bem-estar animal, focando na prevenção da procriação desses bichinhos de rua por meio de castração, no intuito de minimizar a quantidades deles abandonados.
 

A renda é obtida através de bazar, rifa, doação de ração, medicamentos e produtos de higiene. “Não temos abrigo, então os animais que resgatamos ficam em nossos lares, onde recebem os devidos tratamentos que precisam até estarem saudáveis para serem encaminhados para adoção”, explica a voluntária. A maior dificuldade do grupo é não ter onde abrigar esses animais.. “Estou com seis cachorros adultos para adoção, Débora tem quatro adultos, cinco filhotes e quatro gatos, Juliana dois adultos e dois gatos, Marilia dois cachorros adultos e um gato e ainda têm os animais que auxiliamos na comunidade com ração e medicamentos”, desabafa Patrícia.
 

Para ajudar:
patriciamariano2007@yahoo.com.br

www.facebook.com/AMA.SAPIRANGA

 

#AGENDA
No próximo dia 16, acontece o primeiro Festival de cães. Árbitros de todo o Brasil se reúnem na primeira exposição do ano. A entrada é gratuita!
Primeiro Festival de Cães
Onde: Ginásio Paulo Sarasate - Rua Ildefonso Albano, 2050
Entrada gratuita
Mais informações: 3265-1533

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

É o Bicho

RSS

É o Bicho

Equipe do Buchicho

Escreva para o colunista

Atualização: Sábado

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna É o Bicho

Powered by Feedburner/Google

O POVO Entretenimento | É o bicho