[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Desvendando os mitos da anestesia | O POVO
É bicho! 17/11/2012

Desvendando os mitos da anestesia

Compartilhar

Quando o pet vai se submeter a uma cirurgia, as dúvidas dos donos sobre a anestesia são inevitáveis. Por que esse procedimento tão importante ainda causa tanto medo? Com a ciência moderna, houve grandes avanços quanto à eficácia e segurança desses medicamentos. A anestesia deve ser encarada como uma aliada, e não como algo que possa prejudicar o animalzinho. Para que tudo aconteça sem riscos, o anestesiologista é de fundamental importância. É nele que devemos confiar quando deixamos nosso pet ir para a mesa de cirurgia: “A anestesia é o estado de total ausência de dor durante uma operação, exame específico ou curativo. Nestas situações, o profissional especializado vigiará as funções dos órgãos vitais, durante todo o tempo que for necessário, providenciando para que seu organismo reaja da melhor e mais segura maneira possível”, explica Rodrigo Macambira, anestesiologista da clínica Vet Med.

 

Conversar com o veterinário responsável pela anestesia faz parte do sucesso da cirurgia. É importante que o proprietário relate se o animal tem histórico de doenças respiratórias, insuficiência cardíaca ou diabetes. Quanto mais informações você der, melhor!


Apesar dos mitos, os acidentes ou complicações causadas por uma anestesia são cada vez mais raros. Os motivos são as novas técnicas, equipamentos e medicamentos mais modernos. Os fatores de risco, porém, existem sempre e podem não estar ligados à anestesia, e sim, às condições hospitalares e estado do paciente antes da operação. Para tentar prever algum eventual contratempo, o anestesiologista controla os sinais vitais do paciente, como níveis de consciência, pressão arterial, frequência cardíaca e até níveis de oxigênio e gás carbônico no sangue: “Na maioria das vezes, o paciente tem alta hospitalar após a completa recuperação da anestesia”, explica o veterinário Rodrigo Macambira.


De acordo com a médica veterinária Márcia Martins, dentre as técnicas de anestesia geral, a inalatória ocupa papel de destaque: “A recuperação é ainda mais rápida em relação aos métodos tradicionais. Outra vantagem é que a única via utilizada é a respiratória, o que torna a metabolização e a eliminação do agente anestésico mais rapidamente”, explica a veterinária responsável pela clínica Vet Med.


Para os especialistas, a idade do paciente não é um fator limitante quanto à aplicação da técnica, que é altamente recomendável para pacientes críticos.


Serviço

Clínica Veterinária Vet Med.

Onde: Av. Antônio Sales, 3401 – Dionísio Torres

Outras infos.: (85) 3224 3464/ (85) 8889 5798/ (85) 3261 2585.


Dica

 

II Edição do Projeto Dançar é Doar-se

Aulas de dança em troca de ração. O projeto Dançar é Doar-se foi idealizado com o intuito de ajudar os animais carentes. Segundo a dançarina Michelle Sales Girão, o projeto filantrópico também é realizado em outros países: “Todos podem participar, mesmo sem nunca ter praticado a dança. É uma corrente do bem unindo o planeta para ajudar os indefesos que tanto necessitam”, explica a bailarina que pela segunda vez participa do evento.

Inscrição: 1 quilo de ração para cães ou gatos (Para cada aula doa-se 1 quilo de ração)

Modalidades: Jazz, Sapateado, Forró, Ballet, Dança do Ventre, Dança de salão, Pole dance fitness, Street Dance.

Quando: De 19 a 29 de novembro

Local: Cia de Dança Adriel Rocha. (avenida Carapinima, 1825, Benfica).

Informações: (85) 8582 1508/ (85) 9612 5024 / (85) 3081 9562 / 4112 1313

 

Meu bicho é show!

Marina Montenegro com a border collie, Serena

 

DESAPARECIDO


Bocão é um gatinho cinza, amputado, com o pescoço branco. Sumiu dia 26 de outubro, uma sexta-feira, às cinco da tarde. Ele estava na Clínica Central Pet, na Aldeota, na avenida Senador Virgílio Távora, 1929.

Informações: 3224 6989.

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

É o Bicho

RSS

É o Bicho

Equipe do Buchicho

Escreva para o colunista

Atualização: Sábado

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna É o Bicho

Powered by Feedburner/Google

O POVO Entretenimento | É o bicho