[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Rinha de animais é crime! | Coluna É o Bicho | O POVO Online
É o bicho! 27/08/2011 - 01h30

Rinha de animais é crime!

1. Animais domésticos e até os silvestres são vítimas de donos inescrupulosos e violentos que os submetem a tratamentos e comportamentos que em muitos aspectos os colocam em risco de vida. Falamos aqui das rinhas, onde pares de cães, galos ou pássaros são colocados juntos para brigar.

2. A “luta” só termina quando um dos animais morre ou o dono do pet desiste. Em combates profissionais, há o “Till Death do Us Part” (até que a morte nos separe). Nesse combate a morte de um dos animais sinaliza o fim do sofrimento.


3. Cão de rinha é um pet como outro qualquer, mas que foi treinado e estimulado, desde pequeno, para combater outro cão. É um animal que não teve escolha. Ele apenas aprendeu o que seu dono ensinou. Culpar os animais pelos atos do homem é o mesmo que condenar à prisão a arma usada em um crime.

 

4. Os cães utilizados em rinhas são geralmente das raças Boxer, Bullmastiff, Bull Terrier, Dogo Argentino, Dogue de Bordeaux, Mastiff, Mastim Napolitano, Mastiff, Pitbull, Rottweiler e Tosa Inum ou Akita, que tem entre suas principais características orelhas curtas, ou amputadas, cicatrizes na cabeça, pescoço, pernas e orelhas, feridas constantes com muito sangramento e um dos profissionais que podem identificá-los são os médicos veterinários, que têm o papel de denunciar.

 

5. Os “treinadores” deixam os cães passarem fome por dias a fio, com água e comida em lugar vísivel, mas fora do alcance dos mesmos. A “comida” em questão são coelhos, gatos ou cães pequenos. Quando o animal lutador já está desesperado de fome e sede, o “treinador” deixa que o pet ataque sua vítima.


6. Já nas rinhas de galos ou canários, seus donos chegam ao absurdo de equipar os animais com lâminas de metal, extremamente afiadas, na altura das esporas, para que eles lutem até a morte.

 

7. Existem locais como casas abandonadas, garagens, ferro velhos, porões, galpões, fazendas e sítios onde esses criminosos se sentem à vontade para promover as rinhas, mas não se enganem: há espaços extremamente estruturados e luxuosos onde a rinha é praticada.

 

8. Se alguns dos meus leitores tomarem conhecimento que está sendo ou será realizada uma rinha em sua cidade ou próximo à sua residência, denuncie.


9. Finalizo lembrando que existe a Lei Federal 9.605 de Crimes Ambientais que no seu artigo 32 diz que: praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, é crime punido com detenção de três meses a um ano e pagamento de multa.

 

Dica animal


Controle de pulgas

Embora não sejam tão comuns ao nosso clima como os carrapatos, as pulgas transmitem doenças e causam sérias alergias em nossos pets, e devemos eliminá-las o mais rápido possível. O controle tem que se realizado nos animais e no ambiente. Os pets devem ser tratados com medicamentos específicos para cães ou gatos , sempre orientado pelo médico veterinário. No banhos dos pets infectados, orientamos misturar algumas gotas de vinagre na água do enxague, o que também pode ser utilizado no ambiente em que eles vivem. Eliminar carpetes, tapetes e utilizar o aspirador de pó nas frestas do chão ajuda a remover os ovos das pulgas. Já nos quintais, onde elas adoram proliferar, podemos jogar sal refinado e elas fatalmente sumirão. 

 

Participe! Envie sua foto com seu animalzinho de estimação para buchicho@opovo.com.br 

Thereza Aragão buchicho@opovo.com.br
3
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Marcelo 11/10/2011 15:32
Esse Edson nao sabe o que diz, pois faz tua rinha e chama a policia, quando vc for preso, diz destas leis de 61 que vc tem o direito a fazer rinha, desde os anos 80 existe leis e resoluçoes do conama e proibem maus tratos a animais.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ana Thereza 01/09/2011 22:57
concordo temos que denunciar esse tipo de pessoa, fazer essas coisas com animais é horrivel, só um louco para fazer isso. Otima a coluna estou gostando muito!!!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
edson estevam méscua 29/08/2011 09:08
Galistas têm o direito de exercer sua cultura por lei,pq o pl de lei 9605 além de ser vago e dúbio,o que há no ordenamento jurídico sobre o tema é o seguinte,houve um decreto 50620 de 1961, que proibia tal cultura,este foi revogado em 1962,pelo decreto 1.233 de 1962,portanto galos combatentes podem brigar e rinhas são legais e permitidas por leis e não por pls que tentam driblar as leis!
Este comentário é inapropriado?Denuncie

É o Bicho

RSS

É o Bicho

Equipe do Buchicho

Escreva para o colunista

Atualização: Sábado

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna É o Bicho

Powered by Feedburner/Google

O POVO Entretenimento | É o bicho