[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Ampliação | Coluna Cariri | O POVO Online
26/02/2005 - 11h07

Ampliação

Tarso Araújo


O deputado federal Manoel Salviano (PSDB) apresentou projeto de lei que visa ampliar os bônus de adimplência dos tomadores de empréstimos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte, Nordeste e Centro Oeste. Com a alteração sugerida, a nova redação prevê a concessão de adimplência de 50% para mutuários que desenvolvem suas atividades na região do Semi-Árido nordestino e de 30% para mutuários que desenvolvem atividades nas demais regiões, desde que a parcela da dívida seja paga até a data do respectivo vencimento. Salviano argumenta que os financiamentos concedidos aos agentes econômicos produtores de bens e serviços representam importante mecanismo de fomento ao desenvolvimento destas regiões. Para ele, a duplicação dos percentuais dos bônus de adimplência se constituirá num incentivo para a utilização dos recursos destes fundos. Com isso, conforme o deputado caririense, haverá uma aplicação mais intensiva nas atividades econômicas regionais.

DIA DA MULHER
Entidades já estão preparando as comemorações para o Dia Internacional da Mulher. Em Crato ocorrerá caminhada e evento na Praça da Sé. Em Juazeiro será realizada uma caminhada dirigida por entidades que defendem os direitos da mulher. A tônica destes eventos é o de defender o fim da violência praticada contra mulheres e mais políticas públicas para o sexo feminino.

CAMPOS SALES
De 22 a 24 de fevereiro foi realizado em Campos Sales, o Programa da Mamona. Promovido pela Ematerce, Secretaria da Agricultura do Ceará, BNB e Petrobrás, o encontro teve por finalidade sensibilizar e capacitar os técnicos, para o desenvolvimento do agronegócio da mamona, com foco na produção de óleo e de Biodiesel.

MISSÃO VELHA
Os devotos da Mãe Rainha, Três Vezes Admirável, já construíram oratórios nas cidades de Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha. O templo mais imponente é o que está em fase de conclusão em Missão Velha, localizado à entrada da cidade.

ARARIPE
Agnaldo Carlos, que nos últimos quatro anos acumulou as Secretarias da Cultura e Turismo e de Imprensa de Juazeiro do Norte, foi nomeado como assessor do prefeito de Araripe, Humberto Menezes (PSDB).

DOM FERNANDO
O bispo diocesano do Crato, dom Fernando Panico, esteve esta semana em Maceió. Foi conferir a entrega do título de cidadão maceioense ao monsenhor Murilo de Sá Barreto. A propósito, vários veículos conduziram dezenas de amigos do monsenhor Murilo, até a capital alagoana. Foram prestigiar a homenagem ao pároco do Santuário Diocesano de Nossa Senhora das Dores de Juazeiro do Norte.

ANOTE: IRMÃ LÚCIA E O CARIRI

Irmã Lúcia, uma das videntes de Fátima, falecida no último 13 de fevereiro, deixou uma lembrança de sua existência em Juazeiro do Norte. Existe no Santuário Diocesano de Nossa Senhora das Dores, na Capela do Encontro, uma grande e belíssima imagem de madeira, venerada sob a invocação de Nossa Senhora das Dores de Fátima. Esta foi uma das visões de Irmã Lúcia, na última aparição da Virgem Maria, em 13 de outubro de 1917. A imagem foi esculpida por um artista português, sob orientação da freira carmelita, recentemente falecida. Irmã Lúcia atendeu um pedido dos católicos juazeirenses, por intermédio de monsenhor Macedo, renomado orador sacro, filho de Juazeiro do Norte. Isso na década 50 do século passado.

ICASA I
Domingo passado, durante o jogo Fortaleza e Icasa disputando o primeiro turno do campeonato cearense a emoção bateu forte em todos pelas bandas de cá. Afinal, não é todo dia que um time do Cariri consegue vitória tão expressiva e bonita. Destaque para a equipe esportiva da Rádio Iracema AM de Juazeiro, que bateu mesmo um bolão na transmissão. O radialista Henrique Vidal, passou muita emoção com o terceiro tempo.

ICASA II
A vitória do Icasa, dia 20 de fevereiro, tem um simbolismo muito forte, pois, no dia 20 de fevereiro era dia de padre Cícero, sendo tradição em Juazeiro a celebração de uma missa todo dia 20 para o santo do Nordeste.

BATE-PAPO
CONCURSO
Estão abertas até o dia 17/3, as inscrições para o processo seletivo de contratação de professor substituto da Universidade Regional do Cariri (Urca). Poderão inscrever-se brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros com visto permanente, portadores de diploma de curso de nível superior de duração plena, mediante preenchimento de requerimento padronizado, indicando o setor de estudos em que concorrem a uma das vagas oferecidas. A universidade abriu 26 vagas para professor substituto.

TRANSPOSIÇÃO

Ocorreu no último dia 25, sexta-feira, em Brejo Santo, seminário para discutir o projeto de transposição das águas do rio São Francisco, momento que reuniu importantes setores organizados da região, como CPT, municípios de Brejo Santo, Milagres, Mauriti e Jati, sindicatos de trabalhadores rurais, e representantes do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Salgado e da Cogerh.

CAMELÓDROMO
O Sebrae e a Prefeitura de Juazeiro do Norte iniciaram contatos com vistas ao estudo para implantação de um ''camelódromo''. Será realmente uma grande obra, a ser construída após levantamentos e estudos técnicos.

DOM QUINTINO
O próximo dia 10 de março assinalará o 90º aniversário da eleição de dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva como primeiro bispo do Crato.
CADÊ AS CHUVAS?
Não são poucas as angústias dos agricultores caririenses, quando olham para o céu e as tão esperadas chuvas não chegam. Essa preocupação já toma conta das cabeças do nosso humilde, sofrido e batalhador homem do campo. Esperamos que autoridades públicas estejam discutindo saídas para um período que a seca se fará presente e trará apenas acontecimentos desagradáveis.

0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.

cariri

RSS

cariri

Tarso araújo

Escreva para o colunista

Atualização: Sábado

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Cariri

Powered by Feedburner/Google