[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] VISITA AO CARIRI | Coluna Cariri | O POVO Online
08/01/2005 - 11h11

VISITA AO CARIRI

Tarso Araújo


O jornalista, professor universitário, sociólogo e antropólogo Gilmar de Carvalho, esteve visitando o Cariri esta semana. Aproveitou para realizar novas pesquisas e presentear alguns amigos com sua nova obra: o primoroso livro-álbum, intitulado Artes da Tradição - Mestres do Povo, cujo lançamento ocorrerá brevemente. Trata-se de importante documentação visando a preservação da cultura popular do Ceará. Neste novo livro, Gilmar Carvalho reservou algumas páginas ao patrimônio imaterial do Cariri. Lá estão: a oficina de Expedito Seleiro, o violeiro João Alexandre, os Irmãos Aniceto, o livreiro Ramiro Maia, as xilogravuras de Walderedo, os apitos eróticos de Zé Celestino, as bonecas de pano de dona Miúda, os Penitentes de Barbalha (foto), dentre outros.

CARIRIAÇU
Foi instalado em Caririaçu o Programa Agente Rural. Agora, sete novos agentes irão realizar trabalho nas comunidades rurais, beneficiando dezenas de famílias.

PLANTIO
Através de uma parceria entre a Secretaria da Agricultura do Estado, Ematerce, Embrapa e a empresa Baldan de São Paulo, está sendo implantada a prática de plantio direto, com o objetivo de conservar o solo. As cidades de Barbalha, Missão Velha e Mauriti são as pioneiras. Produtores de médio e grande porte estão sendo beneficiados.

SEMENTES
Municípios de Barro e Brejo Santo já iniciaram processo de entrega das sementes aos produtores rurais, dentro do Programa Hora de Plantar, do Governo do Estado. Em Brejo Santo são 51.820 toneladas de sementes e em Barro 39.950 toneladas. Detalhe: no Cariri o Governo distribuirá 620 mil toneladas de sementes.

AFTOSA
A região do Cariri concluiu sua participação na campanha de combate à febre aftosa, com cobertura de 85 por cento, um índice maior do que o conseguido no Ceará.

ARAJARA
O engenheiro João Leite, do Dert, informa que a estrada Arajara/Crato está com serviço de recuperação praticamente concluído. O trânsito já está normalizado, e os estragos feitos no inverno passado já foram sanados.

CORREIOS
A diretoria regional da ECT precisava ver o tamanho das filas, nos primeiros dias deste mês, na Agência dos Correios (rua da Conceição) de Juazeiro do Norte. Muita gente desistiu de postar correspondências, pois era até difícil entrar no interior do prédio. As reclamações foram muitas. Não adiante alegar que existem outras agências terceirizadas na cidade, pois ficam distantes. Para uma cidade de 230 mil habitantes, o atual prédio da ECT da Terra do Padre Cícero está superado, acanhado, desconfortável

SÉ CATEDRAL
Padre Edmilson Neves, Cura da Catedral do Crato, lançou no último dia 2 um desafio à população cratense: quer a contribuição de todos para substituir, até agosto próximo, o piso daquela igreja. O atual é de cerâmica e encontra-se gasto pelo tempo. A proposta é um novo piso de granito, o que proporcionará um belo visual interno à Catedral de Nossa Senhora da Penha. Padre Edmilson vai pedir também a ajuda de cratenses residentes em Fortaleza e outras cidades do Brasil para concretizar o seu desafio.

ICVC
O Instituto Cultural do Vale Caririense, que tem sede em Juazeiro do Norte já está com sua página na Internet -www.icvc.org.br- e vem publicando o seu Boletim anual. Ponto para o ICVC.

ORATÓRIOS

Cícero Sobreira de Sousa, responsável pelos Arautos do Evangelho em Fortaleza, esteve esta semana em Crato, sua terra natal. Veio conferir o início dos três primeiros oratórios itinerantes do Imaculado Coração de Maria. Trata-se de um apostolado, junto às famílias católicas, promovido pelos Arautos do Evangelho.

MEL
Vem crescendo a produção do mel orgânico de abelha no Cariri. Com uma empresa já instalada em Crato - a Cearapi - que exporta mel orgânico principalmente para a Europa, o Sul do Ceará poderá sediar uma nova indústria, com origem paulista. Contatos preliminares foram feitos junto ao BNB visando financiamento para instalar a filial no Cariri. Na produção do mel de abelha as floradas mais comuns nesta região são as do cipó uva. Mas são produzidos também meles orgânicos a partir das floradas do marmeleiro, angico de bezerra, gitirana, bamburral e vassoura de botão.

JUBILEU
Lindemberg de Aquino chega aos 50 anos de atividades jornalísticas. Excelente figura humana, onde predomina a cordialidade e um grande coração, Lindemberg pertence ao Instituto Cultural do Cariri (Crato) e ao Instituto Cultural do Vale Caririense (Juazeiro). Já publicou um livro Roteiro Biográfico das Ruas do Crato e fez colunismo social. Ao longo de meio século ficou conhecido como um apaixonado pelas coisas do Cariri. Ao Lindemberg os parabéns, admiração e apreço desta coluna.

ANOTE: 260 ANOS DE FÉ
O fato consta no livro do historiador Antônio Bezerra Algumas Origens do Ceará, editado em 1918. Em janeiro de 1745, frei Carlos Maria de Ferrara, fundador do Crato, inaugurava uma capelinha de palha, dedicada de modo especial à Virgem da Penha, à Santíssima Trindade e São Fidelis de Sigmaringa. A imagem da Virgem Maria que inaugurou o humilde templo ainda hoje existe em bom estado de conservação. Trata-se de uma imagem com cerca de 40 cm, conhecida como a ''Mãe do Belo Amor'', doada por frei Carlos Ferrara, aos índios Cariris. Foi a primeira devoção mariana no Sul do Ceará.

CORREIO ELETRÔNICO
''Gostaríamos de agradecer a sua notação sobre a atividade da nossa empresa e, ao mesmo tempo, afirmar que nos sentimos bastante motivados por comentários dessa natureza. Temos nos empenhado em fazer o melhor para o Cariri e Ceará, sempre buscando soluções que sejam efetivas no combate a pobreza, alavancando recursos financeiros para investimentos que gerem empregos, dignidade e paz para as famílias cearenses e nordestinas.Obrigado pelo apoio". EBM - Consultoria & Investimentos. Erasmo Mendonça

BATE-PAPO

VESTIBULAR
Nos dias 12, 13 e 14 de janeiro termos o Processo Seletivo 2005.1 da Universidade Regional do Cariri - Urca. Nesses dias a cidade fica lotada de estudantes, e respira apenas o vestibular. Dias de ansiedade para os estudantes e lucro par aos comerciantes. O comércio local fica bem movimentado.

JUAZEIRO
Na terra de Padre Cícero o prefeito Raimundo Macedo (PSDB) terá um trabalho titânico para deixar a cidade nos eixos. Desmandos de toda ordem foram apurados. Raimundão terá que ter mão de ferro para fazer essa locomotiva andar.

NOVA OLINDA
Prefeito de Nova Olinda, Afonso Sampaio (PSDB), passou a semana toda tomando pé da situação do município, oportunidade em que reuniu-se com auxiliares mais próximos e secretários, discutindo ações imediatas. Informa que pretende continuar no mesmo ritmo de trabalho de sua antecessora, Fábia Brito, desenvolvendo políticas sociais e de geração de emprego e renda.

REVELAÇÃO
Fábia Brito, ex-prefeita de Nova Olinda, surge no cenário político do Cariri, como uma forte candidata a deputada estadual em 2006. Ainda não confirmou se pretende alçar esse vôo, mas é tida por formadores de opinião como uma candidato com chances reais de vitória.

ASSARÉ
Outro nome que surge no Cariri Oeste, e goza de prestigio entre os prefeitos da região, é do ex-prefeito de Assaré, Benjamim Oliveira, político experiente, e que tem notada força política na terra de Patativa.

0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.

cariri

RSS

cariri

Tarso araújo

Escreva para o colunista

Atualização: Sábado

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: [Errno 13] Permission denied: u'/home/presslab/public_html/ns142/arquivos/imgs/capas/2019-01-17_capa_populares_prez-61-77.jpg_tmp'

Newsletter

Receba as notícias da Coluna Cariri

Powered by Feedburner/Google

Mais comentadas

anterior

próxima