[an error occurred while processing this directive] A bike ideal e a pedalada segura | Revistas O POVO
Estilo de vida 08/03/2016 - 16h32

A bike ideal e a pedalada segura

Usar a bicicleta como meio de transporte ou como lazer é o sonho de muitos. Porém, até chegar a pedalada em si, surgem algumas dúvidas e medos, como a bicicleta ideal e como circular com segurança. Vejam algumas dicas
notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19095, 'email': 'larissaviegas@opovo.com.br', 'nome': 'Larissa Viegas'}
Larissa Viegas larissaviegas@opovo.com.br
Bitelli / Divulgação
A Bitelli é especialista em bicicletas urbanas

A vontade de sair por aí pedalando pela cidade surgiu. Então, junto com ela, nascem algumas dúvidas: como escolher a bicicleta ideal? Que equipamentos preciso ter? Como devo fazer para circular com segurança?


Qual é o seu objetivo?

Allan Araújo, ciclista e sócio da Bitelli Bikes, explica que, ao procurar uma bicicleta, o primeiro ponto a ser analisado deve ser o objetivo de uso. Assim, bicicletas para o dia a dia, que serão usadas como meio de transporte, precisam ser urbanas e ter paralamas (que evitam sujar a pessoa ao passar por locais molhados); cobre corrente (que evita sujar a roupa ou a perna no sistema de tração); bagageiro ou garupa (para não levar a mochila nas costas) e selim mais baixo que o guidão (o que proporciona uma pedalada mais confortável e com melhor visão lateral para trocar de faixa).


Quando o objetivo é usá-la para o lazer, a bicicleta deve ter pneus largos, com cravos, peças mais baratas e menos confortáveis, “já que passeio exige menos conforto que o deslocamento diário”, explica Araújo.


O segundo passo é a escolha do tamanho da bicicleta, que sempre deve ser proporcional ao tamanho da pessoa. Allan completa: “Se a bicicleta é urbana de quadro baixo com regulagem de selim, mesa e guidão, esse modelo é ideal para a média cearense de altura. Estaturas fora do padrão podem ser adaptadas com tamanhos diferentes de rodas”.


Entre os itens que devem ser evitados no caso de bicicletas para uso urbano está a suspensão. Segundo Celso Sakuraba, advogado e voluntário da Associação dos Ciclistas Urbanos de Fortaleza (Ciclovida), elas criam um peso desnecessário.  
Outros itens que devem ser observados:

- Aros – quanto maior o diâmetro, mais confortável a pedalada. Por outro lado, a altura da pessoa limita também o tamanho do aro.

- Selim – depende do formato do corpo de cada um. “A princípio, todos são desconfortáveis, o costume vem com o uso”, diz Allan Araújo. Dica: selim grande é indicado para deslocamentos curtos e com material de qualidade para não assar as pernas. Selim menor e mais fino são mais confortáveis para deslocamentos mais longos.

- Pneus – quanto mais finos e lisos, mais leves e rápidos. Pneus lisos e grossos são indicados para trajetos esburacados. Pneus grossos e com cravos (ou biscoitos) são os mais comuns e são recomendados para terrenos arenosos, com pedras e cascalhos.

 

 

 


Na prática
Depois de comprar a bicicleta ideal, atenção! “O mais importante, quando você vai se deslocar de bicicleta, é saber se portar com segurança na via”, resume Sakuraba, acerca do comportamento do ciclista em uma via. Para ele, informação é fundamental, afinal, dirigir exige atitudes diferentes de quando se pedala.

Check list

Alguns itens e cuidados são primordiais para a manutenção e segurança da bike e do ciclista:

- Sempre prenda a bicicleta com trancas em “U” (U-lock) ou corrente com cadeados confiáveis;

- Peças confiáveis e manutenção em dia (de três em três meses, em média) também garantem a durabilidade da bicicleta e a segurança do ciclista;

- Capacetes são recomendados para uso em viagens, competições e trilha. “Para uso urbano ele se torna ineficiente. O principal equipamento de segurança para o ciclista urbano é a educação”, explica o empresário;

- Luvas (qualquer tipo) ou punhos confortáveis. Luvas de motocross são mais adequadas para trilhas;

- Leds (branca na frente e vermelha atrás) e reflexivos em áreas pouco iluminadas e em caso de roupas escuras. Eles devem estar posicionados de uma forma que fiquem visíveis;

- Campainha para se comunicar com pedestres e outras bikes.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS