[an error occurred while processing this directive] Delcídio disse em delação que Dilma tentou interferir na Lava Jato
senador do PT 03/03/2016 - 10h30

Delcídio disse em delação que Dilma tentou interferir na Lava Jato

As informações foram divulgadas pela revista IstoÉ que afirma ter tido acesso ao documento da delação
notícia 6 comentários
Geraldo Magela /Agência Senado
Detalhes da delação de Delcídio do Amaral foram divulgados pela revista IstoÉ

Atualizada às 15h01min

A revista IstoÉ divulgou detalhes da delação premiada do senador Delcídio Amaral (sem partido-MS) que teria 400 páginas. O senador acusou a presidente Dilma Rousseff (PT) de atuar três vezes para interferir na Operação Lava Jato por meio do Judiciário. "É indiscutível e inegável a movimentação sistemática do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e da própria presidente Dilma Rousseff no sentido de promover a soltura de réus presos na operação", afirmou Delcídio na delação, segundo a revista. Cardozo deixou esta semana o Ministério da Justiça alegando sofrer pressões do PT.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em nota, que o petista jamais participou de ilegalidade.

A presidente Dilma Rousseff convocou o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, e o agora ex-ministro da Justiça e atual titular da Advocacia-Geral da União, José Eduardo Cardozo, para definir as estratégias do governo em reação à delação premiada do senador Delcídio Amaral, revelada nesta quinta-feira, 03, pela Revista IstoÉ. A reunião de emergência ocorre neste momento no Palácio do Planalto.

O deputado federal Wadih Damous (PT-RJ) afirmou que a assessoria de Delcídio Amaral (PT-MS) desmentiu a informação de que o senador tenha feito uma delação premiada. Segundo Damous, a assessoria informou que está redigindo uma nota sobre o assunto, que será divulgada ainda nesta quinta-feira, 03. 

Delação
Uma das investidas da presidente Dilma, segundo Delcídio, passava pela nomeação do desembargador Marcelo Navarro para o Superior Tribunal de Justiça (STJ). "Tal nomeação seria relevante para o governo", pois o nomeado cuidaria dos habeas corpus e recursos da Lava Jato no STJ", afirma a reportagem.

Delcídio contou aos procuradores que a estratégia foi discutida com Dilma no Palácio da Alvorada e que sua tarefa era conversar "com o desembargador Marcelo Navarro, a fim de que ele confirmasse o compromisso de soltura de Marcelo Odebrecht e Otávio Marques de Azevedo", da Andrade Gutierrez.

Conforme a IstoÉ, Delcídio se reuniu com Navarro no próprio Palácio do Planalto, no andar térreo, em uma pequena sala de espera, o que, segundo o senador, pode ser atestado pelas câmeras de segurança. No STJ, Navarro cumpriu a suposta orientação, mas foi voto vencido.

Na sua deleção, Delcídio citou vários nomes, entre eles o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e detalhou os bastidores da compra da refinaria de Pasadena pela Petrobras, entre outros assuntos.

Resposta
O ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo e agora advogado-geral da União, disse na manhã desta quinta-feira que o senador Delcídio Amaral (PT-MS) não tem credibilidade para fazer acusações e que sua delação pode ser uma retaliação ao governo por não tê-lo ajudado a deixar a prisão. "O senador Delcídio não tem primado por dizer a verdade", afirmou Cardozo após a cerimônia que oficializou sua saída do MJ e ingresso na AGU.

ESTADÃO conteúdo

espaço do leitor
Eduardo Barros Leal 04/03/2016 11:29
Acho engraçado a revolta do povo contra políticos, esquecendo que eles estão lá porque foram eleitos, e foram eleitos em sua maioria tendo trocado votos por dinheiro, benesses e cargos políticos, agora posam de moralistas. NUNCA VI TANTA HIPOCRISIA.
Washington 03/03/2016 16:09
Cassação já! Da presidente e de todos os que ela indicou: ministros, desembargadores, chefes de agências, etc... Já se sabe que as indicações foram corrompidas, precisamos expurgar esses tumores! E prender o chefão!
O OBSERVADOR 03/03/2016 12:58
ELE DISSE: EU VOU MAIS LEVO O RESTO COMIGO! AGORA O IMPEACHMENT QUE ESTAVA ENTERRADO.....POR COINCIDÊNCIA, PERTO DA SEMANA SANTA, VAI RESSUSCITAR.....!
MJ 03/03/2016 12:19
BOLSONARO JÁ!
Marcelo 03/03/2016 11:40
E qual é a providencia que vai ser tomada com relação a presidenta e ao sr. Lula. Tem que tirar o poder das mãos deles. O país tá afundado na corrupção, na falta de vergonha de certos políticos, na quebradeira de empresas comerciais e industriais, devido a desvalorização do real e a alta da inflação e principalmente afundado na roubalheira de bilhões de reais. Será que não tem quem possa dar um freio nessa situação horrível que estamos vivendo! É cinismo pra tudo o quanto é lado.
Ver mais comentários
6
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

o povo online

Participe desta conversa com @opovoonline

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Política

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>