[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Sarney cria comissão para reformular pacto federativo

Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
Senado 16/03/2012 - 15h26

Sarney cria comissão para reformular pacto federativo

Um dos objetivos é evitar tensão e guerra fiscal entre os entes federados
Compartilhar

No momento em que cresce a tensão entre os entes federados por uma redistribuição mais igualitária de recursos públicos, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), criou nesta sexta-feira, 16, uma comissão para formular um novo pacto federativo. O grupo terá prazo inicial de 60 dias para fazer um diagnóstico das relações tributárias e políticas entre União, Estados e municípios e sugerir soluções para torná-las mais eficientes.

A comissão especial será composta por 14 integrantes, entre juristas, economistas e cientistas políticos. Entre os temas que o grupo deve discutir, estão os mecanismos para evitar a guerra fiscal entre os entes federados, propor uma nova distribuição dos recursos dos fundos de participação dos Estados (FPE) e municípios (FPM). Ao final dos trabalhos, será apresentado um relatório do qual poderá conter anteprojetos de lei sobre o assunto.

Será o segundo colegiado em funcionamento no Senado para discutir temas. Atualmente está sob discussão a revisão do Código Penal por outra comissão. Recentemente foi encerrada uma comissão que atualizou o Código de Defesa do Consumidor, que anteontem entregou o relatório final dos trabalhos a Sarney. Alguns senadores têm criticado, reservadamente, o que classificam de terceirização das suas atribuições legislativas. Eles se queixam de que, em vez de eles estarem propondo as alterações, são essas comissões que estão fazendo o trabalho deles.

O colegiado do pacto federativo, uma das promessas do presidente do Senado no início do ano legislativo, será presidido pelo ex-presidente do Supremo Tribunal Federal e ex-ministro da Defesa Nelson Jobim. Os integrantes não vão receber remuneração, mas a comissão poderá se valer da estrutura de apoio do Senado para realizar seus trabalhos.

Agência Brasil

Compartilhar
espaço do leitor
alaercio flor 20/03/2012 14:51
Uma federação subentende autonomia das unidades federativas e isso não ocorre no Estado-nação do Brasil que é uma República Federativa apenas no nome estatal par encabeçar a Carta Magna. Quando era um Império a federação era bem melhor e mais autônoma que atualmente onde tudo depende de Brasilia.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Antônio Scarcela Jorge 17/03/2012 08:00
O pacto federativo - s faz necessário, fortalece os estados e dar consciência aos municípios. Desta forma: contempla e consolida,entre entes. Otimiza a federação- que não pode acontecer - só existir ações centralizadoras da União. A escolha do presidente do colegiado "do pacto" enobrece o fato.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
PB 16/03/2012 21:01
Quantos parentes ele vai empregar desta vez? Quantos milhões irão encher mais ainda os bolsos dele e de seus parentes?
Este comentário é inapropriado?Denuncie
3
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:

o povo online

Participe desta conversa com @opovoonline

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Newsletter

Receba as notícias do Canal Política

Powered by Feedburner/Google

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>