[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] "Política de cultura não é política de reparação social", diz Linhares | O POVO
06/04/2015

"Política de cultura não é política de reparação social", diz Linhares

Paulo Linhares, presidente do Instituto de Arte e Cultura do Ceará, rebate críticas, anuncia parcerias com os Cucas e considera positiva a experiência do Porto Iracema das Artes nos últimos dois anos
notícia 3 comentários
RODRIGO CARVALHO
Diretor do IACC, Paulo Linhares afirma que serão levados a bairros onde existem os Cucas laboratórios de iniciação artística
Compartilhar


“É claro que nós temos mil deficiências, mil problemas, mas é uma experiência nesses dois últimos anos muito exitosa”, avalia o sociólogo Paulo Linhares sobre o Porto Iracema das Artes. À frente do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC), que gere também o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), o Centro Cultural Bom Jardim e a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, ele enfrenta grandes desafios no entorno do centro cultural e do Porto, conta com a já tradicional falta de recursos para a cultura, mas diz que os planos são de expansão do projeto.


Além da inclusão de novas linguagens nos laboratórios de criação, ele quer criar também um centro de formação em música erudita a partir de 2016, assim como articula maior exposição das produções feitas aqui em outros centros culturais do país e de fora. “A gente ainda é muito voltado pro umbigo. O Dragão vai ter uma política de reciprocidade, de se articular com São Paulo e Rio de Janeiro para promover mostras, vitrines da produção cultural cearense nesses principais mercados criativos. Isso está sendo planejado”, afirma Paulo.


Incluindo o Bom Jardim, através do centro cultural do bairro, haverá uma parceria com a rede Cuca, presente hoje na Barra do Ceará, no Jangurussu e no Mondubim. Um grande mapeamento dos grupos e artistas desses locais será uma das ações. Também serão levados a esses bairros laboratórios de iniciação artística no modelo dos laboratórios de criação executados no Porto. A diferença é que os tutores serão os próprios alunos dos projetos selecionados na escola.


Um festival de bandas e grupos de teatro também será realizado, com etapas preparatórias nos Cucas e encerramento no palco do CDMAC. Tudo previsto para o segundo semestre deste ano, conforme o diretor de ação cultural, João Wilson. De acordo com ele, os editais de ocupação do Dragão lançados em março já preveem ao menos uma apresentação dos artistas selecionados no Centro Cultural Bom Jardim.


A uma das principais críticas dirigidas ao Porto, quanto à circulação dos artistas e grupos por outras regiões da cidade e do alcance desses eixos formativos a um número maior de pessoas, Paulo Linhares é incisivo. “O Dragão não pode fazer toda a gestão de política cultural do Ceará”, ele diz, enfatizando que o IACC “não tem perna” nem o contrato de gestão com a Secretaria da Cultura do Estado permite esse alcance em vários locais de Fortaleza.


Sobre a falta de contrapartidas dos selecionados nos laboratórios, ele diz, enfático, que “política de cultura não é política de reparação social”. “Reparação social, quem quiser fazer, vá fazer na área social. Eu faço política de cultura, não tenho que reparar nada. Acho absurdo cobrar das políticas culturais reparações sociais. Sou contra esses contratos que dizem assim: ‘em contrapartida a um espetáculo você faz não sei o que, não sei o que social’. Pra que isso? A gente não está aqui pra fazer reparação social. Se a gente fizer cultura bem feita, a gente está fazendo mudança social muito mais veloz, com muito mais competência”, finaliza. (Raphaelle Batista)

 

Compartilhar

Veja também

Porto da Cultura
espaço do leitor
Fernanda 08/04/2015 09:24
É pensando assim, q a EAO Thomaz Pompeu e o CCBJ tem seus orçamentos reduzidos para atender ao Dragão do Mar e seus super salários de diretoria, enquanto os funcionários e estagiários veem seus vencimentos a cada ano se desvalorizar mais.
marcos 07/04/2015 17:39
rebate críticas de quem? a matéria mais parece um release da 'personalidade'
André Costa 06/04/2015 20:52
Disse Tudo!! Concordo totalmente com o Linhares.
3
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Entretenimento | Vida & Arte