VIDA&ARTE VIU. TEATRO UNIVERSITÁRIO 29/04/2014

Uma bárbara e doce vagabundagem

Montagem feita pelos alunos da Licenciatura em Teatro da UFC, Vagabundos reuniu grande público durante temporada em abril
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18815, 'email': 'paulorenatoabreu@opovo.com.br', 'nome': 'Paulo Renato Abreu'})
Paulo Renato Abreu paulorenatoabreu@opovo.com.br
ALEX HERMES/DIVULGAÇÃO
Peça esteve em cartaz durante o mês de abril e volta a ser apresentada em junho

Elke Maravilha, Maria do Bairro, “deliquente” amarrado ao poste, #ViadutoSim, menino morto pelo pai por gostar de “lavar a louça”, boate Kiss. Que personagens, temas e medos mexem com o que há de jovem em nós?

 

O espetáculo Vagabundos traz algumas respostas e se permite ser confuso, intenso, disperso, risível e consciente, tal qual um jovem. Com direção de Andréia Pires, a montagem esteve em cartaz durante todo o mês de abril e reuniu grande público no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (TU).


A obra cênica nasceu na disciplina do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Ceará (UFC). Partindo daí, alçou voo e reuniu 24 jovens atores e mais de “24 mil narrações”, segundo Andréia Pires. Ocupando “com vandalismo artístico” o Teatro Universitário, a peça foi sucesso de público. A cada nova apresentação aos sábados e domingos de abril, 140 entradas eram
entregues gratuitamente.


Vagabundos é composto de retalhos. É dramaturgia em fragmentos de ideias partindo de temas atuais e contraditórios. Faz lembrar a linha do tempo das redes sociais: cheia de opiniões, reclamações, temas banais, discussões sem fim, “tiros, porradas e bombas”.


Conceitual, o espetáculo utiliza metáforas e silêncios para fugir da narrativa óbvia. As histórias contadas pelos artistas trazem a crueza de dramas atuais e as banalidades que nos consomem diariamente. É reflexão com sorriso no canto de boca.


A obra é uma resposta a quem insiste em propagar o mito da juventude alienada. É preciso entender que cabe, dentro dos debates dos jovens, de Karl Marx a Valesca Popozuda, de Lady Gaga a Gabriel García Márquez. A peça é também uma resposta aos meios teatrais fortalezenses que se questionam sobre onde estaria a produção proveniente da Licenciatura em Teatro da UFC. Eis
a reposta.


A obra volta a ser apresentada no Centro Cultural Banco do Nordeste nos dias 5, 11, 18 e 26 de junho, às 19 horas. Em meio à Copa do Mundo, o grupo seguirá apresentando sua vagabundagem sã.

 

Morre escritor Vasco Graça Moura O poeta e tradutor português Vasco Graça Moura morreu no domingo (27) aos 72 anos. O escritor morreu em Lisboa, após uma longa luta contra o câncer. Também advogado e político, Vasco Graça Moura publicou cerca de 30 livros. Traduziu para o português livros como Divina Comédia de Dante Alighieri.


Beyoncé e Jay-Z em turnê O casal Beyoncé e Jay-Z confirmou ontem que fará uma turnê juntos pelos EUA.

O primeiro dos 16 shows programados será no dia 25 de junho, em Miami. A turnê, chamada On The Run, Tour se encerra no dia 5 de agosto, em São Francisco.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Entretenimento | Vida & Arte