HISTÓRIA. LANÇAMENTO 28/04/2014

A invenção do domínio da terra

notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18933, 'email': 'ingridrodrigues@opovo.com.br', 'nome': 'Ingrid Coelho'})
Ingrid Coelho ingridrodrigues@opovo.com.br
DIVULGAÇÃO
Historiador Shlomo Sand: direito de Israel à terra é criticado


As notícias da construção de assentamentos israelenses na Cisjordânia são recebidas com pessimismo por palestinos. Na comunidade internacional, diz-se que a política de expansão entrava a paz.


Mas o historiador Shlomo Sand se preocupa, por ora, com outras edificações: não as casas erguidas em assentamentos, e sim as construções feitas em cima da história sionista. “É imaginação política pensar que esse território pertence aos judeus”, afirma.


No livro A Invenção da Terra de Israel (Benvirá, 376 páginas, R$ 47,50), Sand estuda a ideia de que há relação entre o Estado de Israel e o texto sagrado -e, então, discute se o argumento religioso pode ser a pedra angular de uma nação. Em ambos os casos, ele conclui que não. “A tradição judaica enxergava essa terra como sagrada e nunca pensou que ela devesse estar em posse dos judeus”, analisa. “Mas a maior parte dos israelenses foi educada como eu, estudando a Bíblia não como um livro religioso, mas como uma obra nacional.”


A ideia é controversa à direita e à esquerda no espectro político israelense, assim como foi polêmica a teoria expressa em seu livro anterior, A Invenção do Povo Judeu, em que Sand criticou a noção de que há “uma existência judaica pura”. Historiadores em Israel discordam, mas Sand afirma que “a historiografia local está cem anos atrasada”. (Folhapress)

 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Entretenimento | Vida & Arte