[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Scorsese transforma drama em comédia escrachada | O POVO
RESENHA. CINEMA 10/02/2014

Scorsese transforma drama em comédia escrachada

De volta à grande forma, Martin Scorsese repete a parceria com Di Caprio e subverte conceitos no filme que teve cinco indicações ao Oscar
notícia 0 comentários
{'grupo': 'Especial para O POVO', 'id_autor': 16407, 'email': 'andrebloc@opovo.com.br', 'nome': 'Andr\xe9 Bloc '}
André Bloc andrebloc@opovo.com.br
DIVULGAÇÃO
Leonardo di Caprio: atuação rendeu Globo de Ouro por Melhor Ator em Comédia e uma indicação ao Oscar
Compartilhar

Parte do amadurecer é, aos poucos, se despir dos preconceitos. O cinema, em especial o hollywoodiano, é cheio deles: comédias devem ter tiro curto; os produtores seguram o corte final de filmes, tendo poder de decisão quase irrestrito; gente mais velha tende ao conservadorismo; galãs não sabem atuar. Eis que esses e muitos outros são minimamente desconstruídos por um dos maiores ícones do cinema norte-americano. Em O lobo de Wall Street, Martin Scorsese pega emprestado uma história dramática clássica de ascensão e queda e transforma o choro em riso histérico em uma das comédias mais debochadas de que se tem notícia.

 

Scorsese, 71, já podia descansar naquele pódio reservados aos grandes gênios da arte após filmar 32 longas – incluindo obras primas como Taxi Driver (1976) e Touro Indomável (1980). Em O lobo..., ele esbanja juventude ao rechear os 180 minutos de projeção com uma quantidade absurda de sexo, drogas e palavrões. Se nosso lado moralista se sente ultrajado ao ver cenas que vão da sensualidade à comédia pastelão na velocidade dos delírios do protagonista, nosso quê voyeur se delicia com o absurdo das situações.


Em uma atuação debochada ao extremo, Leonardo Di Caprio dá vida a Jordan Belfort, um ambicioso corretor da bolsa de valores que descobre um atalho para a fortuna. Di Caprio consegue equilibrar um trôpego drogado em cenas pastelão com uma invejável capacidade oratória em sátiras de seminários de autoajuda.


O Lobo de Wall Street é um respiro no cinema quadrado de Hollywood. Se Scorsese já é melhor do que a maioria em seus filmes “menos bons”, com seu melhor em 20 anos ele é insuperável.

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Entretenimento | Vida & Arte