[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Desafios da arte inclusiva | O POVO
06/06/2013

Desafios da arte inclusiva

GEORGIA DOS SANTOS / DIVULGAÇÃO
Amanda Tojal esteve em Fortaleza a convite do Memorial da AL
Compartilhar


A implantação de um sistema de acessibilidade cultural completo inclui adaptações estruturais, educativas e financeiras. Para Amanda Tojal, museóloga e pesquisadora sobre acessibilidade cultural, o debate sobre a construção da arte acessível é permeado de divergências. “É preciso discutir sobre como os equipamentos vão se adaptar para as pessoas com algum tipo de necessidade especial”.


Ela acredita que o debate tem crescido, internacionalmente, nos últimos anos e a grande maioria dos museus já tem planejado ações inclusivas. “O público é muito importante para o museu e é preciso considerar as diferenças dentro desse público”. Ela cita como problemática a adaptação de museus mais antigos. “Os museus mais velhos estão pensando em como criar uma forma de se adaptar sem destruir”.


Para Amanda, que em maio esteve em Fortaleza abrindo a Semana de Museus na Assembleia Legislativa do Ceará, outro problema que a acessibilidade cultural enfrenta é a dificuldade financeira. “É muito complicada a questão financeira, pois, para ampliar os museus de uma forma permanente, precisa-se de apoio financeiro, meios de captação de recursos e nem todos conseguem criar uma infraestrutura adequada”.


Mestre em Arte-educação e Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Amanda avalia que um meio de superar as limitações econômicas e investir na ação educativa.


A pesquisadora acrescenta que acessibilidade cultural só é possível com a preparação da equipe de funcionários dos equipamentos, com desenvolvimento de um “pensamento acessível” por parte dos produtores culturais e com o trabalho por parte dos artistas em buscar comunicar sua obra respeitando as diferenças do público. (Paulo Renato Abreu)

 

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Entretenimento | Vida & Arte