[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive]
David Limaverde, performer e arte-educador
Independentemente do nascimento do Butoh, acho que essa busca dos performers em doar experiências de Vida/Morte, Criação/Destruição, Dor/Prazer estão em todo lugar e em vários códigos corporais. Atsushi Takenouchi (meu mestre) diz que há Butoh original ou não, e não há bom ou mau Butoh - o importante é que o performer mostre sua existência para o público. Assim, a comunicação é feita entre subjetividades e percepções. Acho que a dança e o teatro contemporâneos no Ceará têm se alimentado de algumas experiências que outras pessoas tiveram com Butoh, também acho que os artistas preferem ter o Butoh como uma de suas ferramentas de trabalho corporal do que assumir seus trabalhos de fato - pois atrai um ‘peso’ desnecessário, porque automaticamente o público e a crítica os julgam, comparando-os com os mestres japoneses. Cada pessoa, interessada pela dança de origem japonesa, no Ceará deve encontrar seu próprio Butoh.
Veja também
Estética da dorErro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo
Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>
Copyright © 1997-2016
O POVO Entretenimento | Vida & Arte