[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Dez anos de elevação | O POVO
Teatro 22/08/2012

Dez anos de elevação

Em sua décima edição, a Mostra Brasileira de Teatro Transcendental se confirma como um dos principais eventos do gênero no País e reafirma o compromisso com a qualidade das produções
DIVULGAÇÃO
Espetáculo voltado para o público infantil: uma reflexão sobre escolhas e destino
Compartilhar


A Mostra Brasileira de Teatro Transcendental chega à sua décima edição com sucesso consolidado. Este ano, o calendário da mostra, cujo tema é “10 Anos de Amor e Arte”, conta com 11 dias de programação, dois workshops de formação teatral e apresentações em Fortaleza e mais dez municípios do Interior. A partir de amanhã, os espetáculos de temática espiritualista prometem lotar teatros, praças, terminais de ônibus e penitenciárias.


A procura de grupos teatrais com interesse em participar da mostra cresce a cada edição. “Este ano, recebemos mais de 30 propostas para avaliação. Levamos em consideração o tema transcendental e questões de produção na escolha dos espetáculos. O evento não pode mais se dar ao luxo de abrir mão de buscar a qualidade, pois o público a cada ano está mais exigente e dá retorno”, justifica Reginauro Sousa, ator e curador da mostra.


Abertura

A produção mineira Por Pouco abre o evento na noite de amanhã no Theatro José de Alencar. A peça conta a história de dois idosos cujos diagnósticos de suas doenças lhes dá pouco tempo de vida. Dividindo um quarto de hospital, acabam por dividir sonhos e reflexões sobre a vida, que acabam sendo uma fuga da fria realidade do hospital. O texto original do espetáculo deu origem ao filme Antes de Partir, estrelado por Jack Nicholson e Morgan Freeman.

 

Na terra do humor, não poderiam faltar histórias de tom leve. As peças Muito além da janela (MG) e Vivos de morrer (RN) cumprem o papel de entreter e promover reflexões. O público infantil também será contemplado no festival. O espetáculo Flúvio e o Mar, do coletivo Atores à Deriva, mostra a jornada do garoto Flúvio em busca do mar. Ao longo do caminho, o garoto encontra diversas criaturas que o alertam sobre suas escolhas e seu destino.


Segundo Luis Eduardo Girão, idealizador do evento, a expectativa de público, baseada nos últimos anos, é de cerca de 35 mil pessoas. “Como algumas apresentações são em praças públicas e no interior, fica difícil mensurar. Até porque algumas pessoas vão passando pelo local. Mas nos teatros a lotação é quase total em todas as apresentações”, explica.


Além da democratização do acesso à cultura e proposição de reflexões sobre o ser humano, a mostra cumpre ainda seu papel social. Os alimentos e livros doados na troca por ingressos beneficiam instituições. Este ano, as doações vão para o Instituto Piamarta, Lar Deles, Lar da Paz, Cruz Vermelha, Escola de Dança e Integração Social para Criança e Adolescente (Edisca) e Instituto WMA.

 

Compartilhar
espaço do leitor
Paulo Ivan 23/08/2012 08:48
Ótima oportunida para oferecer às crianças a arte, a cultura, o lúdico. Muito bom!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
1
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Entretenimento | Vida & Arte