[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Virada cultural? | O POVO
Secult 20/07/2012

Virada cultural?

Governo confirma lançamento de edital para reforma do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, que poderá ter Paulo Linhares como novo diretor do IACC
DEYVISON TEIXEIRA
Linhares e o Dragão do Mar (foto): criador e criatura se reencontram
Compartilhar


Após muita pressão de artistas e produtores culturais, o governo Cid Gomes anuncia as primeiras ações para tentar mudar o cenário da Cultura no Estado. A começar pelo Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – equipamento que há muito vem sofrendo com a deterioração de sua estrutura física e com uma atuação limitada (e igualmente questionada) no meio artístico. O primeiro passo para a “virada” prometida por Cid é a indicação do ex-secretário de Cultura Paulo Linhares para a presidência do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC). A organização social gere, além do Dragão, o Centro Cultural do Bom Jardim e a Escola de Artes e Ofícios Tomaz Pompeu Sobrinho. A informação foi antecipada na edição de ontem do O POVO.


Paulo Linhares, atual presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas (Inesp) da Assembleia Legislativa, confirmou apenas que, recentemente, teve três conversas com o governador sobre a situação da cultura. “Mas não existe formalização de convite pra eu ir pra lugar nenhum”, frisou. Segundo ele, os diálogos devem continuar quando Cid retornar de Portugal, para onde viajou com a família e, segundo a Casa Civil, volta na próxima sexta-feira, dia 27.


Apesar de não confirmar o convite, Paulo admite ter sido sondado. “A gente discutiu quais são as possibilidades. Ele (o governador) está empenhado pessoalmente em resolver esse problema da cultura”, comentou. Segundo fontes ligadas ao Palácio da Abolição ouvidas pelo O POVO, a indicação de Paulo Linhares é certa. O anúncio antecipado, porém, teria causado mal estar em alguns setores do Governo.


Procurada por telefone, a até agora presidente do IACC, Isabel Fernandes, disse que só se pronunciaria sobre o caso por meio da assessoria de imprensa do Dragão, que alegou ainda não ter informações oficiais a divulgar. Com a ida de Paulo para a presidência do IACC, Isabel ficaria com a secretária de formação do IACC, a ser criada e inserida na estrutura do Centro Dragão do Mar.


Reforma

Outra novidade em relação ao Centro Dragão do Mar foi o anúncio da reforma na estrutura física do equipamento. A informação foi dada com exclusividade pelo jornalista Erick Guimarães, no blog Segunda Leitura, do portal O POVO Online, na última quarta-feira à noite. Segundo a assessoria de imprensa da Secult, a partir do dia 24 deste mês a licitação estará aberta para as empresas que quiserem concorrer.

 

A assessoria confirmou o orçamento de R$ 11,7 milhões para a recuperação do prédio. Serão realizados os serviços de pintura, raspagem, instalação de placas, paisagismo e recuperação do painel de Aldemir Martins, além de reformas no anfiteatro, teatro e cinema. A reforma deve demorar 240 dias para ser concluída.


Por telefone, o secretário da Cultura, Francisco Pinheiro, não quis comentar a nomeação de Paulo Linhares – um dos principais críticos da atual gestão da cultura no Estado – nem deu mais detalhes do edital de reforma do Centro Dragão do Mar. A assessoria da Secult afirmou que ele estaria buscando mais informações junto à Casa Civil para, só então, conceder entrevista sobre os dois assuntos.


Repercussão

Entre os artistas, o nome de Paulo Linhares foi bem recebido, embora não sem ressalvas. Para Vanéssia Gomes, artista ligada ao teatro e integrante do Movimento Arte e Resistência (MAR) – que desde o final do mês passado vem promovendo protestos contra a gestão cultural no governo Cid Gomes –, a mudança na direção do IACC é positiva, mas é apenas o primeiro passo de uma transformação que deve ser maior. “Na verdade, eu acho que a gente precisa de pessoas que tenham experiência em gestão cultural. O Paulo Linhares tem essa experiência. Mas essa mudança que a gente está em busca é uma reestruturação completa. A busca é maior”, disse ela.

 

Mesma opinião de Victor Furtado, realizador audiovisual e também membro do MAR. Para ele, a nomeação de Linhares “é um reconhecimento da inoperância do Dragão”. “Isso deve ser bom, mas não é suficiente”, ponderou. A expectativa, de acordo com Victor, é de que o ex-secretário de cultura e idealizador do Centro Cultural resgate o projeto original do espaço. “Muita formação, um diálogo produtivo do Centro com o entorno”, exemplifica.


Valéria Pinheiro, coreógrafa e diretora do Café Teatro das Marias, que fica no entorno do Dragão, diz que esse diálogo com os equipamentos vizinhos ao Centro Cultural é inexistente. Ela espera que, tão logo um novo gestor assuma, as conversas sejam retomadas. “O centro nasceu com o Paulo Linhares. Ele voltar pra casa nos coloca num lugar muito privilegiado. Ele está absolutamente preparado pra dirigir o IACC”, opina.

 

Fala, internauta

 

“Que volte com toda força o Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura e que o Museu de Arte Contemporânea do Dragão abra concurso público para ter seu diretor/curador para exercer as funções por um período determinado. Que o cinema seja público e com curador/diretor/programador, sem submissão às leis do mercado. No mais, que acabe com o som dos bares que invadem os espetáculos e transforme os arredores em ateliês de artistas. Que o Teatro do Dragão tenha um(a) diretora(or) concursado para curar por um mandato, assim como os museus, que há anos são ‘cargos eternos’. E toda a força a Biblioteca Leonilson. São meus votos.”


Beatriz Furtado, via Facebook. Ela é ex-titular da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (Funcet) e coordena a especialização do curso de audiovisual da UFC.


Multimídia


As mudanças no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura são o Tema do Dia na cobertura de hoje dos veículos do Grupo de Comunicação O POVO. Confira:


Para escutar: Na rádio O POVO/CBN (AM 1010), o tema será discutido no programa Grande Jornal, a partir de 9h.


Para ver - A TV O POVO trará uma matéria sobre o tema no O POVO Notícias. Veja o vídeo na página da TV O POVO no Youtube. www.youtube. com/user/tvopovo


Para ler e opinar: Acompanhe a repercussão no blog Segunda Leitura. http://blog.opovo.com.br/ segundaleitura/

 

Raphaelle Batista raphaellebatista@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Anônima 22/07/2012 14:23
E ninguém fala da segurança? De que adianta ser lindo se não pudermos ir com tranquilidade?
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Márcio Mattos 21/07/2012 15:47
Tudo ilusão! Enquanto o CID GOMES estiver no Governo nada vai mudar. Vão apenas maquiar o Dragão e nada vai acontecer. Uma mão de tinta aqui e outra acolá.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Renato Marques 20/07/2012 19:15
É, Gleidson, infelizmente seu comentário só confirma a ideia de que nosso povo não tem a mínima preocupação com cultura! É uma pena!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
NADIR SANTIAGO DA SILVA 20/07/2012 18:13
Eu amo o Dragão do Mar, todos os espaços são bem aproveitados, ali você respira cultura, só está prescisando de reforma, e a volta de shows com artistas do cenário nacional da MPB.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Gleidson Silva 20/07/2012 16:43
Se não fossem os bares que existem alí, era um elefante branco mais ainda. Nunca vi nada de especial no Dragão.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
5
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Entretenimento | Vida & Arte