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As necessidades, os anseios e os interesses de um segmento consumidor em potencial estão sendo ignorados pelo mercado brasileiro. E o que é mais grave: é este segmento específico que dominará o mercado nacional em um curto espaço de tempo. Estas são algumas das principais conclusões da pesquisa 45 e + Sim senhor, meu jovem!, realizada pelo Ipsos Marplan, com a missão de descobrir quais os hábitos e objetivos de consumidores com idade entre 45 e 64 anos.
A definição deste recorte etário deveu-se a basicamente dois fatores, de acordo com os organizadores do estudo. O primeiro deles é é o saturamento de abordagens ao chamado “público-alvo” tradicional dos mercados publicitários, que tem entre 25 e 35 anos de idade.
O segundo é o envelhecimento da população brasileira, como já aconteceu em países desenvolvidos. E, a partir daí, a constatação que este grupo quase desconhecido irá praticamente dobrar de tamanho nas próximas décadas. Em 2050, a média de idade da população brasileira será de 47 anos.
Hoje, nos 13 mercados pesquisados no estudo (que inclui a região da Grande Fortaleza), 33% da população estão acima dos 45 anos. Destes, 24% têm idade entre 45 e 64 anos.
Na região metropolitana da capital cearense, os consumidores com idade entre 45 e 64 anos é de 22% (veja quadro na página ao lado).
Ou seja, se o Brasil realmente caminha para ser um país de meia-idade, é melhor apressar o passo para não ser deixado para trás por estes jovens senhores.
Interesses
Mas o que tem este segmento de tão especial?, o leitor há de se perguntar. Segundo a pesquisa, muito. Pelo menos em se tratando de consumo.
Para começo de conversa, são pessoas que estão no ápice de seu capital intelectual e financeiro. Além disso, têm uma noção clara sobre a autenticidade de produtos e serviços. Por isto, discernem com rigor sobre o que é verdadeiro, honesto e genuíno naquilo que lhes é prometido ou oferecido.
Como é um público em constante qualificação, ampliam a cada dia seu papel de formador de opinião - a pesquisa chega a apontar que 37% deles influenciam na decisão de compras de outras pessoas. Por fim, estão numa fase da vida em quem mudam seu olhar para o mundo, por causa de suas experiências.
“É um segmento especial que requer planejamento diferenciado”, adianta o diretor de contas da Ipsos Marplan, Diego Oliveira (leia entrevista exclusiva ao O POVO nesta página).
E agora
ENTENDA A NOTÍCIA
O aumento da expectativa de vida do brasileiro leva, consequentemente, a um aumento na expectativa do consumo do brasileiro. Entender quem serão esses consumidores pode definir o sucesso de uma empresa.
Números
61% da população com idade entre 45 e 64 anos estão atuantes no mercado de trabalho
42% deles se sentem capazes de abrir a própria empresa. Entre pessoas da Classe A, com idade entre 45 e 54 anos, este índice é de 66%
NÃO DÁ PARA COMPARAR AGORA COM A ÉPOCA EM QUE A GENTE ERA UNIVERSITÁRIO.
É UMA QUESTÃO DE CONHECIMENTO E DE MERECIMENTO, ALÉM DA RENDA, É CLARO”
Aled Parry, 48 anos, empresário
CLARO QUE A MATURIDADE NOS TRAZ MUDANÇAS, A GENTE FICA MAIS EXIGENTE! AMO VIAJAR, CUIDAR DE MIM, VIVO NA INTERNET, ADORO TECNOLOGIA, NÃO VIVO SEM MEU CELULAR...”
Márcia Maia, 46 anos, servidora pública
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