[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Os 45 são os novos 30? | Tendências | O POVO Online
Pesquisa 17/02/2013

Os 45 são os novos 30?

Estudo aponta que, em breve, consumidores com idade a partir de 45 anos devem ser um dos nichos de mercado mais disputados no País
Compartilhar

As necessidades, os anseios e os interesses de um segmento consumidor em potencial estão sendo ignorados pelo mercado brasileiro. E o que é mais grave: é este segmento específico que dominará o mercado nacional em um curto espaço de tempo. Estas são algumas das principais conclusões da pesquisa 45 e + Sim senhor, meu jovem!, realizada pelo Ipsos Marplan, com a missão de descobrir quais os hábitos e objetivos de consumidores com idade entre 45 e 64 anos.

 

A definição deste recorte etário deveu-se a basicamente dois fatores, de acordo com os organizadores do estudo. O primeiro deles é é o saturamento de abordagens ao chamado “público-alvo” tradicional dos mercados publicitários, que tem entre 25 e 35 anos de idade.


O segundo é o envelhecimento da população brasileira, como já aconteceu em países desenvolvidos. E, a partir daí, a constatação que este grupo quase desconhecido irá praticamente dobrar de tamanho nas próximas décadas. Em 2050, a média de idade da população brasileira será de 47 anos.


Hoje, nos 13 mercados pesquisados no estudo (que inclui a região da Grande Fortaleza), 33% da população estão acima dos 45 anos. Destes, 24% têm idade entre 45 e 64 anos.


Na região metropolitana da capital cearense, os consumidores com idade entre 45 e 64 anos é de 22% (veja quadro na página ao lado).


Ou seja, se o Brasil realmente caminha para ser um país de meia-idade, é melhor apressar o passo para não ser deixado para trás por estes jovens senhores.

 

Interesses

Mas o que tem este segmento de tão especial?, o leitor há de se perguntar. Segundo a pesquisa, muito. Pelo menos em se tratando de consumo.

 

Para começo de conversa, são pessoas que estão no ápice de seu capital intelectual e financeiro. Além disso, têm uma noção clara sobre a autenticidade de produtos e serviços. Por isto, discernem com rigor sobre o que é verdadeiro, honesto e genuíno naquilo que lhes é prometido ou oferecido.


Como é um público em constante qualificação, ampliam a cada dia seu papel de formador de opinião - a pesquisa chega a apontar que 37% deles influenciam na decisão de compras de outras pessoas. Por fim, estão numa fase da vida em quem mudam seu olhar para o mundo, por causa de suas experiências.


“É um segmento especial que requer planejamento diferenciado”, adianta o diretor de contas da Ipsos Marplan, Diego Oliveira (leia entrevista exclusiva ao O POVO nesta página).


E agora


ENTENDA A NOTÍCIA


O aumento da expectativa de vida do brasileiro leva, consequentemente, a um aumento na expectativa do consumo do brasileiro. Entender quem serão esses consumidores pode definir o sucesso de uma empresa.

 

Números

 

61% da população com idade entre 45 e 64 anos estão atuantes no mercado de trabalho

 

42% deles se sentem capazes de abrir a própria empresa. Entre pessoas da Classe A, com idade entre 45 e 54 anos, este índice é de 66% 

 

NÃO DÁ PARA COMPARAR AGORA COM A ÉPOCA EM QUE A GENTE ERA UNIVERSITÁRIO.


É UMA QUESTÃO DE CONHECIMENTO E DE MERECIMENTO, ALÉM DA RENDA, É CLARO”


Aled Parry, 48 anos, empresário

 

CLARO QUE A MATURIDADE NOS TRAZ MUDANÇAS, A GENTE FICA MAIS EXIGENTE! AMO VIAJAR, CUIDAR DE MIM, VIVO NA INTERNET, ADORO TECNOLOGIA, NÃO VIVO SEM MEU CELULAR...” 

 

Márcia Maia, 46 anos, servidora pública

> TAGS: pesquisa consumo 45
Émerson Maranhão emerson@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>