[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive]
Os negócios voltados ao segmento digital ganham cada vez mais força no mercado internacional de televisão, como fica claro na edição 2012 da Mipcom, a maior feira voltada para TV no mundo, que se encerra hoje.
A Netflix, que oferece filmes e séries pela Internet, aproveitou o encontro para divulgar o lançamento da primeira série feita exclusivamente para a plataforma.
A primeira temporada de House of Cards será exibida pela Netflix nos Estados Unidos a partir de janeiro. A série conta com grandes nomes para atrair o público: o protagonista será o ator Kevin Spacey e a direção é assinada por David Fincher (A Rede Social e Clube da Luta).
As discussões sobre negócios na plataforma digital foram recorrentes na programação de palestras da Mipcom, que em edições anteriores conferia mais espaço para o debate da tecnologia 3D e da interação entre a televisão e outras mídias.
A palestra mais disputada nesta edição foi a de Robert Kyncl, vice-presidente e diretor mundial de conteúdo do Google/YouTube.
Kyncl apresentou os mais recentes dados sobre o site que hospeda vídeos: são 800 milhões de usuários por mês, consumindo 4 bilhões de horas de conteúdo.
O executivo mostrou a série digital H+, feita pelo estúdio Warner Bros. e produzida por Bryan Singer (diretor de Os Suspeitos e X-Men: O Filme), e distribuída exclusivamente pelo YouTube.
“Primeiro saímos da transmissão em TV aberta para a TV a cabo. Agora, estamos migrando do cabo para o digital”, afirmou Kyncl, que defendeu o formato de anúncios opcionais usado pelo site como um atrativo para os produtores em relação à concorrência.
A FremantleMedia, uma das maiores empresas distribuidoras de formato no mundo, anunciou durante a feira que já conta com 90 canais no YouTube, tornando-se líder no mercado de mídia em presença na plataforma.
A Endemol, sua grande concorrente, também apresentou o lançamento de novos canais específicos para o site na Europa.
Novidades
Jason Kilar, diretor-executivo do Hulu, serviço de locação de filmes e séries que tem uma versão paga e outra gratuita, afirmou em Cannes que sua empresa gastará US$ 500 milhões com aquisição de conteúdo neste ano.
O executivo também anunciou o lançamento de The Wrong Mans, coprodução entre o Hulu e a BBC Worldwide Americas, confirmando a tendência de investimentos em produção original para as plataformas digitais.
“Não vemos mais a TV como um aparelho”, afirmou Bruce Rosenblum, presidente da área de televisão da Warner Bros.
Para o executivo, o surgimento de Netflix, Hulu, YouTube e LoveFilm, da Amazon, faz com que a programação de TV chegue a um número “nunca antes visto” de pessoas no mundo.
Rosenblum ressalva que ainda é preciso trabalhar em uma forma de quantificar melhor a audiência vinda da Internet.
A Fremantle pondera que, apesar da relevância do mercado digital, as receitas da área ainda são pequenas em relação à TV aberta. (Da Agência Folha)
O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
A Mipcom é uma feira realizada anualmente em Cannes (França). Reúne empresas de cinema e televisão que buscam negócios de coprodução, financiamento e distribuição de conteúdo de entretenimento.
800 milhões de usuários por mês é a audiência
do YouTube
4 bilhões
de horas de conteúdo são consumidas por mês pelos usuários do YouTube
Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo
Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>
Copyright © 1997-2016