[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] De olho no mercado digital | Tendências | O POVO Online
Tecnologia 11/10/2012

De olho no mercado digital

Maior feira do mercado televisivo mundial, a Mipcom aposta na plataforma digital como o grande canal de exibição para produtos audiovisuais de entretenimento. A tela agora será a da Internet
VALERY HACHE/AFP
Visitantes passeiam pelos corredores da Mipcom - feira audiovisual internacional, no Palais des Festivals, em Cannes
Compartilhar

Os negócios voltados ao segmento digital ganham cada vez mais força no mercado internacional de televisão, como fica claro na edição 2012 da Mipcom, a maior feira voltada para TV no mundo, que se encerra hoje.

 

A Netflix, que oferece filmes e séries pela Internet, aproveitou o encontro para divulgar o lançamento da primeira série feita exclusivamente para a plataforma.


A primeira temporada de House of Cards será exibida pela Netflix nos Estados Unidos a partir de janeiro. A série conta com grandes nomes para atrair o público: o protagonista será o ator Kevin Spacey e a direção é assinada por David Fincher (A Rede Social e Clube da Luta).


As discussões sobre negócios na plataforma digital foram recorrentes na programação de palestras da Mipcom, que em edições anteriores conferia mais espaço para o debate da tecnologia 3D e da interação entre a televisão e outras mídias.


A palestra mais disputada nesta edição foi a de Robert Kyncl, vice-presidente e diretor mundial de conteúdo do Google/YouTube.


Kyncl apresentou os mais recentes dados sobre o site que hospeda vídeos: são 800 milhões de usuários por mês, consumindo 4 bilhões de horas de conteúdo.


O executivo mostrou a série digital H+, feita pelo estúdio Warner Bros. e produzida por Bryan Singer (diretor de Os Suspeitos e X-Men: O Filme), e distribuída exclusivamente pelo YouTube.


“Primeiro saímos da transmissão em TV aberta para a TV a cabo. Agora, estamos migrando do cabo para o digital”, afirmou Kyncl, que defendeu o formato de anúncios opcionais usado pelo site como um atrativo para os produtores em relação à concorrência.


A FremantleMedia, uma das maiores empresas distribuidoras de formato no mundo, anunciou durante a feira que já conta com 90 canais no YouTube, tornando-se líder no mercado de mídia em presença na plataforma.


A Endemol, sua grande concorrente, também apresentou o lançamento de novos canais específicos para o site na Europa.

 

Novidades

Jason Kilar, diretor-executivo do Hulu, serviço de locação de filmes e séries que tem uma versão paga e outra gratuita, afirmou em Cannes que sua empresa gastará US$ 500 milhões com aquisição de conteúdo neste ano.

 

O executivo também anunciou o lançamento de The Wrong Mans, coprodução entre o Hulu e a BBC Worldwide Americas, confirmando a tendência de investimentos em produção original para as plataformas digitais.


“Não vemos mais a TV como um aparelho”, afirmou Bruce Rosenblum, presidente da área de televisão da Warner Bros.


Para o executivo, o surgimento de Netflix, Hulu, YouTube e LoveFilm, da Amazon, faz com que a programação de TV chegue a um número “nunca antes visto” de pessoas no mundo.


Rosenblum ressalva que ainda é preciso trabalhar em uma forma de quantificar melhor a audiência vinda da Internet.


A Fremantle pondera que, apesar da relevância do mercado digital, as receitas da área ainda são pequenas em relação à TV aberta. (Da Agência Folha)

 

O quê


ENTENDA A NOTÍCIA

 

A Mipcom é uma feira realizada anualmente em Cannes (França). Reúne empresas de cinema e televisão que buscam negócios de coprodução, financiamento e distribuição de conteúdo de entretenimento.

 

800 milhões de usuários por mês é a audiência

do YouTube

 

4 bilhões

de horas de conteúdo são consumidas por mês pelos usuários do YouTube

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>