[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Ideias para ganhar o mundo | Tendências | O POVO Online
TEDx 08/06/2012

Ideias para ganhar o mundo

Fortaleza recebe pela primeira vez o evento de compartilhamento de ideias TEDx, que reunirá 15 pensadores de áreas diversas
notícia 0 comentários
Compartilhar


Se o leitor der uma olhada no quadro ao lado, nesta página, dificilmente encontrará uma conexão óbvia entre os nomes que o compõem. A relação traz escultor, advogado, designer, músico, autodidata, acadêmicos, biólogo, engenheiro, aviador, poeta... Enfim, são muitas as qualificações. E é justamente essa grande amplitude de interesses e áreas de atuação que os uniu como palestrantes da primeira edição do TEDx Fortaleza, que se realizará neste domingo, dia 10, das 8 às 18 horas, no Mareiro Hotel.


“A gente escolheu os nomes de acordo com pessoas que têm grande ideias e experiências que impactam a vida das outras pessoas”, explica o presidente da TEDx Fortaleza, João Victor Paiva. “Como nosso tema é ‘Mentes compartilhando ideias’, que é bastante amplo, tivemos essa possibilidade de agregar palestrantes de várias áreas”, completa.


TED e TEDx

Mas afinal de contas, o que é um TEDx? Para entender do que exatamente estamos falando é preciso explicar primeiro o que é a TED. Surgido em 1984 como uma conferência na Califórnia (EUA), a TED é uma organização sem fins lucrativos dedicada a promover “Ideias que merecem ser espalhadas”.

 

Realizada anualmente desde então, a TED já teve entre seus palestrantes nomes como Bill Clinton, Paul Simon, Bill Gates, Bono Vox, Al Gore, Michelle Obama e Philippe Starck.


Em 2009, a TED ganhou um desdobramento, o TEDx, que são eventos locais independentes, mas realizados nos moldes do TED e sob seu licenciamento.


“Em agosto do ano passado entrei em contato com o pessoal da TED de Nova York e pedi a licença para realizar o TEDx em Fortaleza. Em dezembro de 2011 a autorização foi concedida”, conta João Victor.


A primeira edição do TEDx Fortaleza reúne neste domingo 15 pensadores de diversas áreas de conhecimento, que disporão de de 6 a 18 minutos cada para versar sobre suas ideias e experiências de vida.


A aceitação que o projeto teve na Capital cearense surpreendeu os organizadores. Há uma semana, as 250 vagas ofertadas para assistir às conferências já estão preenchidas. Aos interessados, resta acompanhar as discussões via Streaming no site oficial do evento. “Nosso projeto agora é realizar uma edição por ano aqui”, comemora Joaõ Victor.

 

O quê


ENTENDA A NOTÍCIA


Originalmente,TED era uma sigla para Tecnologia, Entretenimento e Design, os primeiros temas escolhidos para serem debatidos. Hoje, a discussão evoluiu para outros campos de conhecimento como arte e sustentabilidade.

 

SERVIÇO

 

TEDxFortaleza

Quando: Domingo, 10 de junho, das 8 às 18 horas

Onde: Mareiro Hotel (avenida Beira Mar, 2380, Meireles)


Multimídia


Acompanhe em streaming:

www.tedxfortaleza.com.br

 

Palestrantes

 

Alex Oliver

escultor


Alysson Muotri

pós-doutor em Neurociências 

 

Arnaldo Santos

pós-doutorando em Ciência Política


Chico Neto

publicitário e especialista em Design

Davi Valente

músico


Fausto Nilo

arquiteto, cantor, compositor e poeta

 

Fernando de Mendonça

ex-aviador e doutor em Radiociências 

 

Izabel Guedes

pós-doutora em Bioquímica de Proteínas

Janio Alcântara

coordenador do Grupo Espírita Paz e Bem

 

Joaquim Caracas

pesquisador de engenharia sustentável


Joaquim Melo

coordenador geral do Instituto Palmas 

 

Maria da Penha

militante anti-violência doméstica


Rodrigo Castro

pesquisador de desenvolvimento sustentável


Vilton Fernandes

inventor de carro adaptado a necessidades especiais

 

Weber Girão

biólogo, descobridor da ave soldadinho-do-araripe

 

Émerson Maranhão emerson@opovo.com.br
Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>