[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] "Está havendo quebra de acomodação", diz secretária | Política | O POVO Online
NOVA ESTRATÉGIA 14/02/2014

"Está havendo quebra de acomodação", diz secretária

notícia 0 comentários
Compartilhar

 

A secretária de Saúde de Fortaleza, Socorro Martins, diz que uma nova estratégia de atendimento foi implantada nos postos da Capital. Segundo ela, alguns médicos estão incomodados porque o novo modelo está provocando “quebra de acomodação”.


“Achamos natural a reclamação de alguns colegas, porque antes havia acomodação das equipes e agora as unidades estão ganhando vida”, diz a secretária. De acordo com Socorro, a intenção é que as unidades passem a atender melhor a população, tanto no atendimento agendado como no imediato. Ela admite que as visitas domiciliares de médicos foram reduzidas em alguns casos, mas não por falta de pessoal e sim por mudança de estratégia. A secretária cita o exemplo de casos em que pacientes hipertensos recebiam visitas de médicos a cada dois meses.


“E isso não é necessário. (...) O médico não precisa em toda consulta ir na casa do paciente”, pontua. A ideia da gestão é que os médicos estejam mais disponíveis nos postos. “Antes aparecia paciente e não tinha médico para atender”, cita.


Questionada se isso não prejudica o trabalho de prevenção e planejamento, a secretária diz que não e afirma: “Se for para escolher entre a demanda agendada e a imediata, vamos priorizar a imediata. É uma questão de estratégia e claro que a gente teve de tirar (profissionais) de algum canto”.


Ela cita, no entanto, que só este ano mais de 200 profissionais de saúde da família já foram contratados pela Prefeitura e mais 30 devem chegar até março, através de parcerias com o Governo Federal.


Socorro explica que as mudanças foram colocadas em prática após consultoria do profissional Eugênio Vilaça, um dos maiores especialistas do País em atenção primária. A estratégia geral da gestão está assentada no tripé acesso, qualidade e equidade. “A gente precisa dizer para a comunidade que a unidade está aberta e funcionando das 7 às 19 horas”, diz Socorro. (MR)

 

> TAGS: saúde
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>