[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] João Paulo Cunha quebra silêncio e dispara: 'Julgamento foi uma farsa' | Política | O POVO Online
STF 12/12/2013

João Paulo Cunha quebra silêncio e dispara: 'Julgamento foi uma farsa'

O deputado petista, condenado a 9 anos e 4 meses de prisão, disse ainda que o ministro Joaquim Barbosa trabalha com informações seletivas
LUCIO BERNARDO JR./AGÊNCIA CÂMARA
João Paulo Cunha aproveitou discurso para tecer duras críticas à postura do presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa
Compartilhar

 

Há quase três anos sem grandes intervenções no plenário da Câmara, o deputado João Paulo Cunha (PT-SP) deixou a reclusão ontem para se defender da condenação no mensalão sustentando que o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) foi uma “peça teatral de farsa”.

 

O petista disparou ataques ao STF, em especial ao presidente da corte e relator do processo, Joaquim Barbosa, dizendo que ele é um juiz que trabalha com informação seletivas. Mais uma vez, criticou a imprensa, reiterou sua inocência e negou que pense em renunciar ao mandato se for pedida sua prisão.


“Eu sei o que fiz e o que não fiz. Eu nunca fiz nada de errado. E se tivesse que fazer, não faria aqui (na Câmara)”,disse.


A fala foi recebida por parte dos colegas como um grande ato de despedida. O petista apontou que precisava quebrar o “silêncio obsequioso” para rebater injustiças. “Sou mensaleiro de muitos anos. Passo por esse infortúnio desde 2005. Essa é uma prestação de contas aos meus 256 mil eleitores, aos senhores deputados e aos filiados do PT”, disse.


E completou: “Fiz uma opção pelo silêncio, ele acaba aproximando a gente da gente mesmo. O político tem facilidade para falar, mas pouca para se ouvir. Só percebi isso quando fui arrasado por esse processo”, disse.


O deputado fez uma comparação de sua condenação à prisão à história do líder sul-africano Nelson Mandela, que lutou contra a discriminação racial e passou 27 anos na cadeia. “Se o Mandela ficou 27 anos preso, longe de mim me comparar com o Mandela, eu suportarei também. Eu não quero é ficar sozinho lá (...) Quero que me mandem cartas”, disse.


João Paulo Cunha foi condenado a 9 anos e 4 meses de prisão em regime inicialmente fechado pelos crimes de peculato (desvio de dinheiro público), corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Como ainda resta um recurso para ser analisado pelo Supremo, seu caso deve ser definido em 2014.


A maioria dos ministros do STF acolheu acusação da Procuradoria de que ele recebeu R$ 50 mil do esquema que desviou recursos públicos para abastecer a compra de apoio no Congresso durante o início do governo Lula. (da agência Folhapress)

 

Saiba mais


Ex-presidente da Câmara na época do escândalo, em 2005, João Paulo Cunha teria sido beneficiado pelo esquema para contratar uma das agências de Marcos Valério, operador do esquema, a SMP&B, para atuar na Câmara. "Essa é uma luta que não vai terminar agora, com minha prisão, do Zé (Dirceu) e do Genoino. Tem ingênuo do PT que diz que é bom acabar rápido com isso que a eleição está chegando. Ainda vou ficar muito tempo aqui com os companheiros", disse.


Em mais uma ofensiva contra o resultado do julgamento, João Paulo lançou ontem uma revista intitulada de "Nada mais que a verdade". O documento passou a ser distribuído em um dos corredores da Câmara em evento que contou com cerca de 30 deputados do PT. O texto, montando em forma de perguntas e resposta, traz documentos e nega a tese de que ele participou de um esquema de corrupção.

 

> TAGS: stf mensalão
Compartilhar
espaço do leitor
jose mauricio 12/12/2013 13:38
Só tenho duas perguntas: e os que receberam a propina, como ficam? não serão punidos?
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Jose Luciano Muniz Lima 12/12/2013 12:25
Desviou para sí e pra comprar apoio por votos no congresso de outros bandidos parlamentares. Esse sim! Um furto inmensurável! Arregaçar um princípio de democracia que nem a nossa com essas atitudes desonestas deveria ser punido com a morte, mas ainda bem que não somos a favor dessa pena. Cadeia nele
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Paulo 12/12/2013 09:26
Engraçado, o Joaquim não condena sozinho, são 11, todos eles escolhem informações selecionadas?
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Rogério 12/12/2013 09:08
Essa falcatrua jurídica tem que ser denunciada mesmo. Qual dinheiro público foi desviado? Quanto foi desviado? João Paulo Cunha já disse que quer que Joaquim Barbosa diga quanto foi, para ele fazer o ressarcimento. Por que Barbosa não diz? Por que não tem como dizer, como provar. Bravo, JPC !
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Dr. Mundico 12/12/2013 08:59
Chega a ser patético testemunhar tanta desfaçatez e mau-caratismo desse ordinário.Mas é apenas um exemplo da ética pervertida que o PT instaurou no país: o vale-tudo, o trambique,a farsa do "social",a "defesa do povo" e de outras vigarices doutrinárias contadas para enganar troux
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ver mais comentários
8
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>