[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Vetos a projetos provocam novo abalo na base de Roberto Cláudio | Política | O POVO Online
Vereadores insatisfeitos 09/05/2013

Vetos a projetos provocam novo abalo na base de Roberto Cláudio

Em menos de um mês, o prefeito Roberto Cláudio já barrou 22 projetos elaborados pelos parlamentares da Capital. Eles se dizem constrangidos com vetos e reclamam da "ausência de diálogo". Líder do Governo reconhece insatisfações
GENILSON DE LIMA/CMFOR
Vereadores da base de RC não encondem insatisfação com gestor
Compartilhar


Conjunto de 22 vetos enviados por Roberto Cláudio (PSB) à Câmara Municipal tem provocado novo estranhamento na já instável base aliada do governo. Vereadores que tiveram projetos barrados por RC se disseram constrangidos com vetos e criticaram “ausência de diálogo” por parte do gestor. O líder do governo na Casa, Evaldo Lima (PCdoB), admite a existência de insatisfação, mas rejeita qualquer imposição do prefeito nas interdições.


De 15 de abril até hoje, 22 vetos do prefeito tiveram entrada no Legislativo. Entre eles, o veto à construção da via paisagística que cortaria o Parque do Cocó - ainda aguardando relatoria. O POVO apurou que, nas últimas reuniões da Comissão de Legislação e Justiça da Casa, vereadores se demonstraram insatisfeitos com as intervenções, acusando RC de “faltar com respeito” com a Câmara.


“Ficou certo constrangimento. Alguns estavam reclamando que o prefeito poderia ter ao menos avisado que encaminharia vetos”, diz Márcio Cruz (PR), membro da Comissão de Constituição e Justiça. Outro participante da comissão, Carlos Dutra (PSDB) também atesta clima de descontentamento entre os vereadores.


Insatisfação

Na manhã de ontem, alguns dos que tiveram projetos barrados não escondiam a insatisfação diante das ações. O vereador Alípio Rodrigues (PTN) se disse surpreso com veto do prefeito a um projeto seu que instituía um programa de merenda vegetariana nas escolas públicas municipais.

 

“Era uma coisa pequena, específica, voltada para educação”, disse. Na justificativa do veto, o prefeito argumenta, entre outros pontos, que “grande parte da população local não possui hábitos alimentares com cardápios vegetarianos”, o que restringiria o alcance da ação.


Já Adail Júnior (PV) rejeitou a tese de insatisfação. “Eu compreendi inteiramente a razão dos vetos e não possuo questionamentos”, diz. Apesar disso, ele - que teve cinco projetos barrados pelo prefeito - é apontado por vereadores como um dos mais críticos aos vetos nos bastidores.


O líder Evaldo Lima minimiza a existência de tensão na base. Segundo ele, a maioria dos vetos – 11 dos 22 – se refere a projetos que alteram a lei de uso e ocupação do solo da Capital. Conforme explica, o governo busca hoje unificar e organizar modificações nessa lei, e por isso teria vetado os projetos.


“Alguns não entenderam essa mudança ainda, se mostraram insatisfeitos e vieram reclamar. Mas nós já estamos esclarecendo eles da situação”, diz. Ele destaca ainda que o prefeito vem se reunindo individualmente com cada vereador da base, para coletar demandas.

 

Como


ENTENDA A NOTÍCIA


A base aliada de RC na Câmara vem demonstrando sinais de instabilidade. Nos últimos meses, ao menos duas votações foram adiadas ou alteradas por conta de “levantes” vindos dos próprios aliados do prefeito.

 

SERVIÇO

 

Discussão volta hoje ao plenário da Câmara
Quando:
a partir das 9 horas
Onde: Câmara Municipal de Fortaleza. Rua Thompson Bucão, 830 - Patriolino Ribeiro

Site: www.cmfor.ce.gov.br

 

Conflitos na base

 

14 de dezembro de 2012

Antes mesmo do início do governo RC, vereadores da base aliada se rebelaram contra a chapa de Walter Cavalcante à Presidência da Câmara. Na ocasião, vereadores condicionaram apoio ao peemedebista por espaço na Mesa Diretora.

4 de abril de 2013

Temendo derrota na votação do projeto da seleção pública para a nomeação de diretores escolares, o líder do governo retirou a matéria de pauta. Vereadores da própria base rejeitavam o teor do projeto apresentado pelo prefeito.

24 de abril de 2013

Na votação que aprovou a via paisagística que corta o Cocó, muitos vereadores da base afirmaram que só votaram pelo projeto pois achavam que ele seguia determinação do governo. Após o prefeito negar essa intenção, alguns vereadores se mostraram constrangidos.

 

Compartilhar
espaço do leitor
monteiro 10/05/2013 08:27
parabéns prefeito RC ,vete estes projetos sem csasbimentos deste vereadores.sem noção
Este comentário é inapropriado?Denuncie
RICARDO 09/05/2013 23:57
COM TANTO NADA ACONTECENDO NESSA GESTÃO DO PREFEITO DE VOCÊS PERGUNTO: CADÊ OS DEFENSORES DO PSB? NUNCA VI TANTO NADA JUNTO GOVERNO E PREFEITURA E NINGUÉM FAZ NADA E TUDO FICA POR ISSO MESMO AMÉM! ô SAUDADE DO PT
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Flávio Henrique 09/05/2013 14:01
Quem o mais palhaço? Os vereadores com projetos esdrúxulos ou prefeitinho fantoche com seus chiliques para disfarçar sua incompetencia.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Arthur 09/05/2013 11:18
merenda vegetariana nas escolas? Ahh vai catar coquinho!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Maclima 09/05/2013 09:52
NOSSOS IMPOSTOS E O MAU USO PELO GOVERNO PERDULÁRIO. https://www.youtube.com/watch?v=wplPt2SLp1c
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ver mais comentários
11
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>