[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Ministério da Integração propõe levar Dnocs para Brasília | Política | O POVO Online
Plano de reestruturação 27/03/2013

Ministério da Integração propõe levar Dnocs para Brasília

Será apresentado hoje, à bancada nordestina na Câmara dos Deputados, plano que prevê a transferência da sede do órgão de Fortaleza para a capital federal. A ideia do Ministério da Integração ainda será discutida por parlamentares
notícia 8 comentários
{'grupo': ' ', 'id_autor': 16449, 'email': 'hebely@opovo.com.br', 'nome': 'H\xe9bely Rebou\xe7as'}
Hébely Rebouças hebely@opovo.com.br
MAURI MELO
Dnocs deverá passar por profundas mudanças
Compartilhar

 

O Ministério da Integração Nacional apresentará hoje uma proposta de transferência da sede do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) de Fortaleza para Brasília. A sugestão será levada pelo secretário executivo do Ministério, Alexandre Navarro, à bancada do Nordeste da Câmara dos Deputados, que possivelmente reagirá à mudança. A informação foi confirmada na noite de ontem pela assessoria de imprensa da pasta.


A proposta de retirar o Dnocs do Ceará e levá-lo para mais perto das rédeas do Governo Federal tem forte simbologia política e reflete o enfraquecimento do órgão, que tem sido atingido por frequentes denúncias de corrupção e de ineficiência administrativa. No ano passado, o então diretor-geral Elias Fernandes chegou a pedir demissão depois que a Controladoria Geral da União (CGU) apontou suposto favorecimento ao Rio Grande do Norte, estado natal de Fernandes.


A possível transferência da sede é apenas um dos pontos de um plano de reestruturação do Dnocs, desenhado pelo Ministério da Integração. O documento também sugere que o Departamento deixe de ser uma autarquia para se transformar em empresa pública. Na prática, isso daria ao Dnocs dinâmica comercial e mais autonomia administrativa.


Como será o amanhã?

O plano a ser apresentado hoje por Alexandre Navarro ainda será discutido pela Câmara, sem prazo para votação. De acordo com um dos parlamentares mais próximos do tema, deputado federal Eudes Xavier (PT-CE), será criada uma comissão geral na Casa para se debruçar sobre as sugestões do Governo Federal.

 

Embora tenha dito que aguardará o detalhamento da proposta para se posicionar, o petista disse que “a transferência da sede para Brasília não deve ter aceitação nem dos parlamentares, nem dos servidores, nem da população”. Questionado se a bancada do Nordeste está suficientemente articulada para rebater a sugestão do Ministério, Xavier disse que “a bancada começa a despertar agora”.


A apresentação do plano será acompanhada por um grupo de servidores do Dnocs, que desde 2006 tenta emplacar uma proposta própria de reestruturação.


O POVO tentou conversar com uma integrante do grupo, mas as ligações feitas na noite de ontem não foram atendidas.

 

O quê


ENTENDA A NOTÍCIA


Criado há 103 anos, o Dnocs é considerada a mais antiga instituição federal com atuação no Nordeste. Trata-se do primeiro órgão a se dedicar às questões do semiárido. A transferência de sua sede tem forte simbologia política.

 

SERVIÇO

 

Apresentação do plano do Ministério da Integração para reestruturação do Dnocs

Quando: hoje, às 8 horas

Onde: Câmara dos Deputados

 

Saiba mais

 

De acordo com Eudes Xavier, a primeira discussão pública sobre a proposta do Ministério da Integração deverá ser feita em 12 de abril, em Fortaleza, com a presença da sociedade civil. Ainda segundo o petista, o Governo Federal tem sustentado que não cogita extinguir o Dnocs.


Até a tarde de ontem, servidores do Dnocs diziam não saber que tipo de proposta será feita pelo Ministério. Ainda não se sabe o que a pasta prevê para os funcionários do órgão e nem o que será feito das diretorias regionais, detalhes que serão expostos apenas hoje na Câmara.


Desde 2006, alguns servidores vinham trabalhando com um plano de mudanças no Departamento, protocolado em 2011 no Ministério da Integração. Entre outros pontos, eles previam mais concursos públicos.

 

> TAGS: dnocs mudanças
Compartilhar
espaço do leitor
PB 27/03/2013 20:48
Enfraquecido e desmoralizado como o tornaram propositalmente, os pernambucanos o querem para fazer mais política rasteira.Isso é jogada do Eduardo Campos junto com Jarbas Vasconcelos e o ministro da Integração Nacional.Já tentaram levar o BNB prá Recife.A transferência do DNOCS é inevitável.Esperem.
Joseton Santos 27/03/2013 18:02
Esse é um atestado de incompetência.
Hamilton Macedo de Melo 27/03/2013 17:14
Não tem que transferir pra lugar nenhum, tem que moralizar, colocar pessoal técnico e não político e dar autonomia. Isso sim resolve!
Dr. Mundico 27/03/2013 15:50
O Dnocs hoje é um covil,um balcão de favores e guichê de obras superfaturadas.Agora começarão as chantagens dos eternos aproveitadores que usarão funcionários,imprensa e todo tipo de manobra pseudo regionalista para defender um orgão viciado e oneroso que apenas garante o sustento de quadrilhas.
Denys Lopes 27/03/2013 15:40
O Dnocs merece uma reestruturação para o seu fortalecimento. É um órgão centenário que fez muito pelo Nordeste, e hoje não pode atuar tão fortemente quanto já fez, por falta de infraestrutura, de pessoal, de qualificação, decorrentes da politicagem, que não é de forma alguma culpa do Dnocs.
Ver mais comentários
8
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>