[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Trairi está sem prefeito até segunda | Política | O POVO Online
Crimes contra a administração pública 21/09/2012

Trairi está sem prefeito até segunda

O prefeito está afastado e o vice, o presidente da Câmara Municipal e o Procurador-Geral do Município estão presos
Compartilhar


O município de Trairi, a 124 quilômetros da Capital, está sem prefeito até a próxima segunda-feira. O atual gestor, Josimar Moura Aguiar (PRB), o “Mazim”, está afastado do cargo desde o último dia 18, acusado de fraude em 33 processos de licitação no município. Mazim teria desviado R$ 19,6 milhões dos cofres públicos do municípios.


Já o vice-prefeito Flávio Azevedo (PRB) e o presidente da Câmara dos Vereadores, Antônio Barros (PSL), o “Tonhão”, que deveriam sucessivamente assumir a gestão do município em caso de ausência do prefeito, foram presos pela Polícia Federal (PF) na última quarta-feira acusados de corrupção eleitoral e formação de quadrilha. Os dois fariam parte de um esquema de compra de votos com recursos públicos para favorecer a candidatura de Magno Magalhães (PPS), postulante apoiado pelo prefeito no pleito eleitoral deste ano. Esta operação prendeu ainda Sílvia Virgínia Aguiar, esposa de Mazim e o filho do casal.


O procurador-geral de Trairi, Vinicius Barbosa Damasceno, que poderia assumir a chefia do município em caso de ausência do presidente da Câmara, também foi preso no dia 6 de setembro acusado de fraude em licitação, formação de quadrilha, falsidade ideológica e condescendência criminosa. Damasceno faria parte do mesmo esquema de desvio de verbas do prefeito Mazim, que envolve ainda outras 16 pessoas, entre vereadores ligados à prefeitura e secretários da atual gestão.


A situação de indefinição do Executivo de Trairi permanece até a próxima segunda-feira, quando será realizada sessão extraordinária na Câmara de Vereadores que elegerá o novo presidente da Casa que deverá assumir o cargo.

 

Investigações

O promotor Igor Pereira explica que as investigações no município tiveram início após o Ministério Público (MP) realizar vistoria surpresa na Comissão de Licitação de Trairi em fevereiro deste ano que detectou irregularidades em licitações entre os anos de 2010 e 2012. As diligências então continuaram no sentido de coibir crimes eleitorais.


O POVO ligou para os advogados dos acusados, Waldir Xavier e Flávio Jacinto, mas as ligações não foram atendidas ou retornadas até o fechamento desta edição.

 

O quê


ENTENDA A NOTÍCIA


Uma ação conjunta entre a Polícia Federal e o Ministério Público Estadual detectou crimes contra eleitorais e contra a administração pública na cidade de Trairi.

 

Marina Solon politica@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
fatimar 16/02/2013 17:51
PREFEITURA MUNICIPAL DO TRAIRI (2013) Mauro &Nara (01/01/2013) PAI & FAMÍLIA (NEPOTISMO)
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Raimundo Antunes Filho 24/09/2012 18:54
Sou Presidente de uma Ong no Criancó mantinha 40 crianças fechada quem mantinha era uma fabrica de gelo gepou fechou.A Adm.Puplica nunca pode ajudar ñ tinha dinheiro e hj desvio de verba lamento.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
ana maria 21/09/2012 15:22
o MT poderia punir também o ex prefeito Henrique mauro que não fez pior junto com a família toda.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Maciel 21/09/2012 12:09
E uma vergonha para cidade de Trairi, O dinheiro que deveria ser usado para obras na cidade o Mazin usa para montar empresas em fortaleza, na compra de apartamento na beira mar e ainda pagar faculdade para o outro filho que esta nos estados unidos. Enquanto isso o hospital da cidade esta abandonado
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Maria de Fatima 21/09/2012 08:45
euquanto essa curriola estão com o bolso cheio, a SAÚDE, EDUCAÇÃO,E SEGURANÇA, Esta uma vergonha, os médicos sem receber.O que deveria ser feito era obrigar essas curriolas de BANDIDOS DEVOLVER TODO ESSE DINHEIRO, só prender não resolve nada, porque nenhum ter vergonha
Este comentário é inapropriado?Denuncie
5
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>