[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Valdeci Cunha | Política | O POVO Online
Eleições 2012 05/08/2012

Valdeci Cunha

Compartilhar

Moroni Torgan – O que o senhor fará pela segurança se for eleito prefeito de Fortaleza, ou acha que segurança não exige nenhuma responsabilidade
do município?

 

VALDECI CUNHA - Apesar da segurança pública ser dever constitucional do Estado, é necessário ao município de Fortaleza os seguintes procedimentos: elaborar o Plano Municipal de Segurança, com participação de representantes dos diversos segmentos da sociedade, assim como entidades e órgãos públicos ligados à segurança pública; criar o Centro de Acompanhamento da Criminalidade no município, sob a direção do Gabinete de Gestão Integrado Municipal, e manter atualizado sistematicamente o Mapa da Criminalidade como pré-condição para estabelecer as ações gerais ou localizadas de prevenção; implantar os projetos: Juventude da Paz, Mulheres da Paz e Conselho de paz; implantar o Projeto de Mediação de Conflitos.

 

INÁCIO ARRUDA -Você considera o Plano de Transporte Urbano integrado, previsto no Estatuto da Cidade, um instrumento de gestão necessário para enfrentar os desafios da mobilidade urbana e a acessibilidade em Fortaleza?

 

VALDECI CUNHA: Sim, apesar de não existir o referido Plano em Fortaleza. O que existe mesmo é somente um indicativo. Portanto é necessário observar o surgimento dos grandes empreendimentos que estão sendo montados, além do planejamento para receber o maior dos eventos que Fortaleza vai sediar: a Copa do Mundo. Portanto, é necessário priorizar o transporte público coletivo no sistema viário, racionalizando os sistemas, ampliando sua participação na distribuição das viagens e reduzindo seus custos, bem como desestimular o uso do transporte individual. Por outro lado, promover a integração dos diversos modos de transporte, considerando demandas versus características de Fortaleza.

 

HEITOR FÉRRER -Como o transporte público da capital pode ser melhorado?

 

VALDECI CUNHA: Implantando um Plano Municipal de Mobilidade Urbana que resolva os problemas já existentes na cidade, com o deslocamento das pessoas e com o surgimento dos grandes empreendimentos que estão sendo montados, além do planejamento para receber o maior dos eventos que Fortaleza vai sediar: a Copa do Mundo. Portanto, é necessário priorizar o transporte público coletivo no sistema viário, racionalizando os sistemas, ampliando sua participação na distribuição das viagens e reduzindo seus custos, bem como desestimular o uso do transporte individual. Por outro lado, promover a integração dos diversos modos de transporte, considerando demandas versus características de Fortaleza.

 

MARCOS CALS - Estamos numa campanha na qual dois candidatos terão apoio das máquinas públicas, que podem desequilibrar a disputa. O senhor entende que essa força financeira e política será fundamental, ou teremos surpresa, pois Fortaleza, em história
de novidade?

 

VALDECI CUNHA : Sim, e já houve no passado. Nunca podemos esquecer de que Fortaleza é uma cidade atípica no que se refere à escolha de seus governantes e representantes. Basta citar passagens históricas em outros momentos quando, por exemplo, o nosso povo elegeu Maria Luiza ,que não era candidata de nenhuma das máquinas da administração pública e, mesmo assim, conseguiu despertar um sentimento de oposição. E esse mesmo povo, em outro momento, a desprezou por sua impopularidade na administração de Fortaleza. E nesse caso, o seu possível sucessor Dalton Rosado ficou em 5° lugar na eleição.

 

RENATO ROSENO - Qual a crítica fundamental que fez o PRTB sair da base aliada da atual gestão há poucas semanas?

 

VALDECI CUNHA : Apesar da pergunta não ter ligação direta com as diretrizes do programa de governo, é necessário um esclarecimento: o PRTB não fazia parte da base aliada, mas sim o vereador do partido que sempre teve autonomia parlamentar, uma vez que nosso partido é democrático e não permite comportamentos autoritários e nem posturas ditatoriais de caráter reducionista na sua militância. Em segundo lugar, como a maioria dos partidos tem projeto de governar seu país, o nosso também tem. E para que tal projeto seja aceito, é necessário que seus filiados se disponham a mostrar suas propostas para o julgamento popular. E ao governar um ente federado, como é o aso de Fortaleza, servir de exemplo para o país.

 

ROBERTO CLÁUDIO -Quais são os seus planos para que a população de Fortaleza possa usufruir mais da própria cidade?

 

VALDECI CUNHA: São vários os planos detalhados de acordo com as seguintes diretrizes: Educação, Saúde, Habitação, Mobilidade Urbana, Inclusão Social, Orçamento Participativo, Conselhos Tutelares, Revitalização do Centro de Fortaleza, Urbanização das Favelas, Política de Geração de Trabalho e Renda, Recuperação da Orla Marítima, Plano Diretor da Cidade de Fortaleza, Meio Ambiente, Movimentos dos Conselhos Populares, Ciência e Tecnologia, Segurança e Defesa Civil, Estacionamento, Água, Esgoto, Drenagem e Resíduos, Cultura, Esporte e Lazer, Assistência Social, desenvolvimento econômico, terceira idade e pessoas com Deficiência, apoio integral à Copa de 2014 e sustentabilidade das ações do município de Fortaleza.

 

ELMANO DE FREITAS -Através do Orçamento Participativo (OP), mais de 1.800 obras e serviços foram decididos pela população e 80% delas foram concluídas ou estão em andamento. Além disso, em 2005, havia 5 conselhos municipais e hoje temos 16 em funcionando. O senhor pretende continuar com a política de participação popular no governo municipal?

 

VALDECI CUNHA: Sim, é uma necessidade, apesar dos dados citados não corresponderem à verdade que hoje sabemos. E pretendo continuar, porém, adotando uma nova postura de gestão participativa. Portanto, implantaremos urgentemente uma Assembleia Eletiva com a participação popular de toda a sociedade juntamente com os Delegados do OP e os Conselhos para promover fóruns periodicamente em locais públicos, com o objetivo de debater e deliberar sobre os destinos da administração municipal, das receitas orçamentárias e das despesas do executivo, focando os seguintes eixos: turismo, meio ambiente, habitação, transporte, infraestrutura, esporte e lazer, cultura, educação, saúde, assistência socia e direitos humanos.

 

ANDRÉ RAMOS -Professor, que medidas pedagógicas o senhor crê necessárias para melhorar o baixíssimo desempenho escolar das crianças de nossa cidade?

 

VALDECI CUNHA: Creio que é urgente um Plano Diretor pedagógico que estabeleça estratégias de ensino-aprendizagem padronizado em toda a rede municipal, que envolva novos paradigmas da metodologia aplicada na sala de aula. É necessário fazer um monitoramento dos conhecimentos repassados, estabelecer novos critérios de avaliação, de modo que promova a valorização do professor de uma maneira integral oferecendo-lhes todas as melhorias básicas e reinamentos dirigidos para que o professor preste um atendimento de excelência na escola, crie motivação e entusiasmo nos alunos. Enfim, o grande desafio na educação envolve acessibilidade e centros integrados de educação e lazer a todos.
O aluno precisa ter esperança.

 

FRANCISCO GONZAGA -Em nossa cidade, apenas 36% das famílias tem acesso ao Programa Saúde da Família. Como garantir a cobertura de 100%?

 

VALDECI CUNHA: Primeiro, é necessário cumprir com as exigências legais e técnicas dos programas governamentais para que os projetos sejam aprovados. Desta forma, o PSF pressupõe a visita domiciliar como tecnologia de interação no cuidado à saúde, o que de fato não vem acontecendo. Por outro lado, é importante ressaltar que o PSF exige atenção às famílias e à comunidade, sendo assim um instrumento de intervenção fundamental utilizado pelas equipes de saúde como meio de inserção e de conhecimento da realidade da vida e da população, favorecendo o estabelecimento de vínculos com a mesma e compreensão de aspectos importantes da dinâmica das relações familiares.

 

 

"Como a maioria dos partidos tem projeto de governar seu país, o nosso também tem" 

 

"O grande desafio na educação envolve acessibilidade e centros integrados de educação e lazer a todos" 

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>