[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Impugnações em 5 cidades | Política | O POVO Online
Ministério Público Eleitoral 13/07/2012

Impugnações em 5 cidades

Resultado faz parte do esforço de fazer valer os critérios adotados pelas Cortes de Contas
IANA SOARES
O procurador Torres
Compartilhar


Depois de analisar pedidos de candidaturas registrados no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), o Ministério Público Eleitoral (MPE) impugnou, ontem, oito candidaturas de prefeitos e vice-prefeitos em cinco municípios do interior cearense.


No município de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, os dois candidatos a prefeito mais conhecidos pela população, José Rocha Neto (PTB), o Rochinha, e Manoel Gomes de Farias Neto (PSDB), o Nezinho, tiveram as candidaturas impugnadas.


No município vizinho, em Pacajus, o atual prefeito, Auri Costa Araripe (PR), que registrou candidatura para concorrer à reeleição, e Francisco José da Cunha Queiroz (PTC), mais conhecido como Fan Cunha e que é candidato a vice-prefeito na chapa de Auri, também tiveram os registros impugnados.


José Sinval de Carvalho Lima, que já foi prefeito do município de Chorozinho e que é candidato esse ano à Prefeitura da cidade, é outro alvo do Ministério Público. Seu pedido de candidatura foi impugnado, assim como o do candidato a prefeito em Sobral, Francisco José Alves Guimarães (PV).


Já os postulantes Francisco José Souza e Ângelo Luiz Nóbrega, ambos candidatos a vice-prefeito no município de Marco, na Região Norte do Estado, também sofreram impugnações.


Outras ações do MPE

Essas são as primeiras ações ingressadas pelo Ministério Público Eleitoral e, portanto, novas impugnações devem ser divulgadas até a próxima segunda-feira, quando a entidade vai disponibilizar um balanço à população.

 

Segundo o procurador eleitoral Márcio Torres, as impugnações são fruto de várias irregularidades observadas nos pedidos de candidaturas e nos históricos dos postulantes. Pesquisas foram realizadas pelos promotores de todas as comarcas do Ceará junto às listas enviadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Tribunal de Contas da União (TCU).


As ações de impugnação ainda serão julgadas, conforme explica Torres, pelos juízes de cada zona eleitoral, até o final do mês de julho. Caso as ações sejam julgadas procedentes, os candidatos ainda poderão recorrer ao TRE-CE.

 

Como


ENTENDA A NOTÍCIA


Pela legislação eleitoral, os Tribunais apresentam listas de gestores e ex-gestores que tiveram algum tipo de irregularidade nas contas. Com base nesses relatórios, a Procuradoria pode impugnar as candidaturas.

 

Impugnação


Auri Costa Araripe - Pacajus / prefeito


Francisco José da Cunha Queiroz (Fan Cunha) - Pacajus / vice-prefeito


José Rocha Neto (Rochinha) - Horizonte / prefeito

 

Manoel Gomes de Farias Neto (Nezinho) - Horizonte / prefeito


José Sinval de Carvalho Lima (Zé Sinval) - Chorozinho / prefeito


Francisco José Alves Guimarães (Dr. Guimarães) - Sobral / prefeito

 

Ranne Almeida ranne@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
janaina 21/09/2012 15:56
eu queria tanto que o rochinha levasse essa ele merece tanto ele é um homen muito honesto rochinha se eu votasse meu voto era seu
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Horizontino CE 09/09/2012 03:20
E o Nezinho e o Rochinha ainda fazem campanha, isso é errado, masssssss é Brasil fazer o quê, acorda meu povo.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
FICHA LIMPA 14/07/2012 08:01
não adianta. eles sempre encontram uma brecha na lei ou um magistrado conivente e acabam escapando
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Paula 13/07/2012 20:02
Tua tá é desesperado, se vocês tem tanta certeza que vão ganhar, pra que essa preocupação com o gadyel, seu gomes junior, se toda irregularidade fosse impugnada não existiria candidatos,,
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Gomes 13/07/2012 16:11
se realmente existe lei por que o candidato Gadyel ainda faz campanha em carro de som isso é permitido?
Este comentário é inapropriado?Denuncie
5
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>