[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Convocação pode ir parar no STF | Política | O POVO Online
Gurgel 12/05/2012

Convocação pode ir parar no STF

Ministros do STF já afirmaram que não cabe ao procurador explicar a motivação de seu trabalho
notícia 0 comentários
Enviar por e-mail Imprimir Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
Compartilhar
FABIO RODRIGUES POZZEBOM/ABR
Ayres Brito alertou sobre possíveis desdobramentos da CPMI


O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Carlos Ayres Britto, afirmou que não pode opinar sobre a viabilidade de uma possível convocação do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pela CPMI do Cachoeira, pois a discussão tem potencial para chegar ao tribunal. “Não quero opinar sobre esse tema, pois ele tem um potencial de judicialização. Não posso dizer que é provável, mas que tem potencial [para chegar ao STF], isso tem, então eu prefiro não falar”, disse Ayres Britto.


Na quinta-feira, dois ministros do Supremo --Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa-- defenderam a atuação de Gurgel e afirmaram que não cabe a ele ir ao Congresso explicar a motivação de seu trabalho, já que o procurador-geral tem a competência exclusiva para definir a estratégia de suas investigações. Se o caso de fato chegar ao tribunal, portanto, ele já contará com o apoio de pelo menos esses dois integrantes do STF.


Gurgel é criticado por ter recebido, em 2009, escutas entre o empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, e o senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO), e utilizado as informações somente três anos depois, quando requisitou a investigação contra o parlamentar.


O procurador-geral alega que as informações somente passaram a ficar consistentes para iniciar o inquérito quando se juntaram ao material da Operação Monte Carlo. Ele disse quarta-feira que sua estratégia se mostrou bem sucedida, pois se tivesse feito algo em 2009, as investigações não teriam se aprofundado e Cachoeira poderia não ter sido preso.


A CPMI vai votar na próxima quinta-feira, 17, o requerimento de convocação do procurador-geral da República, Roberto Gurgel. A informação foi dada pelo presidente da CPMI, senador Vital Rego Filho (PMDB-PB), e confirmada por senadores que acompanharam a última sessão da CPI.

 

Por quê


ENTENDA A NOTÍCIA


Em entrevista coletiva Gurgel disse que as críticas que recebe partem de "pessoas que estão morrendo de medo do julgamento do mensalão". Disse ainda que as críticas são apoiadas por pessoas que tiveram problemas com o MP.

 

Enviar por e-mail Imprimir Corrigir
Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>