Artigo 14/01/2017

O papel do Governo e dos empresários diante da crise

notícia 0 comentários

Todos concordamos que o Brasil em 2017 tem de fazer uma inflexão na sua curva de crescimento. E quando falo em crescimento, não me refiro somente à economia, pois, diante de tantas notícias e fatos com que temos deparado, começamos a perceber o quanto nossas instituições e nossa sociedade precisa de amadurecimento e crescimento.

 

Os governos, as empresas e as pessoas não suportarão mais um ano de paralisação, pois todos os sacrifícios e desmandos – sim, parte da situação em que o País se encontra se deve a desmandos - que podiam ser feitos já o foram. Os sinais já são vistos por todos os lados: governos e empresas quebradas, alto nível de desemprego e renda em baixa.


No longo prazo e de forma sustentável, a solução aponta para uma presença e interferência ainda menores por parte do Estado na vida produtiva do País. O Estado precisa desregulamentar e liberar várias travas que impedem o País e suas empresas e empreendedores de serem competitivos e produtivos.


Sistema tributário maluco, sem precedentes no mundo minimamente desenvolvido, legislação trabalhista ultrapassada, excesso de burocracia e regulamentos, licenças, infraestrutura defasada, todos esses fatores precisam ser trabalhados e melhorados, se quisermos enfrentar essa crise de frente e de forma definitiva. Essa deve ser a prioridade do governo.


Criadas as condições ideais, tenho certeza de que o empresário brasileiro saberá dar a volta por cima, continuar investindo e gerando riqueza, o que não tem sido nada fácil ultimamente. Para que haja investimento e, consequentemente, crescimento, necessitamos pelo menos de expectativas positivas para o futuro próximo e uma mínima possibilidade de retorno para os riscos que corremos na nossa atividade empresária.


E ao empresário contábil, que teve a sua data comemorada no último dia 12, cabem algumas responsabilidades adicionais. Além de gerarem emprego e renda e correrem os mesmos riscos que os demais, cuidam e tratam das informações que geram subsídios para a tomada de decisões dos seus clientes, sejam eles governos, empresas ou pessoas. 

 

Daniel Coêlho

presidencia@sescapce.org.br
Presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Ceará (Sescap-CE)

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>