EDITORIAL 24/06/2016

É preciso superar o "Custo Brasil"

A corrupção se agrega a esse conjunto que em muito explica o atraso do Brasil em diversos setores
notícia 3 comentários

Desdobramento da Lava Jato, a operação “Custo Brasil” efetivou dezenas de prisões, conduções coercitivas e mandados de busca. O objetivo é apurar o pagamento de propina, relacionada a contratos de prestação de serviços de informática, no valor de R$ 100 milhões, a pessoas ligadas a funcionários públicos e agentes públicos no Ministério do Planejamento.

 

O batismo da operação sugere que a corrupção é um dos elementos que compõem o conjunto de situações, comportamentos formais e informais, circunstâncias e obstáculos ao desenvolvimento que os economistas chamam de “custo Brasil”. A expressão é genuinamente brasileira, e não há termo correspondente em outras economias.


Termo de cunho genérico, mas entranhado na formação do País, o “custo Brasil” relaciona o conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas, cartoriais, ideológicas e econômicas que, no fim das contas, encarecem os preços de produtos e serviços disponibilizados para os cidadãos. Bens que, além de caros, costumam ser de qualidade duvidosa. Por dificultarem os investimentos privados, são consideradas travas ao desenvolvimento e à empregabilidade.


A infraestrutura precária, a baixa qualificação da mão de obra e a qualidade ruim da educação são outras travas abrigadas no “custo Brasil” que resultam em ineficiência da economia quando comparada a países mais desenvolvidos. Por isso, os preços no Brasil são extremamente caros mesmo que os produtos e serviços estrangeiros sejam de qualidade superior.


A carga tributária sem o devido retorno social, a insegurança jurídica, o excesso de regulamentação, a legislação trabalhista engessada, o serviço público improdutivo e uma taxa de juros sem referência no mundo são outros componentes do “custo Brasil”. É evidente que a corrupção se agrega a esse conjunto que em muito explica o atraso do Brasil em diversos setores.


Superar o “custo Brasil” é uma tarefa dificílima, mas é um dever que se impõe diante da necessidade de agregar, sem esmolas e de forma permanente, milhões de brasileiros que vivem em estado de pobreza econômica, social e cultural.


> TAGS: editorial
espaço do leitor
Pietro Cans 25/06/2016 08:55
tais operações deveriam ser nomeadas pelo nomes dos corruptos, como Operação Custo Lula, Operação Custo Dirceu, Operação Custo Delcídio, Operação Custo PT...
Roberto Marinho 24/06/2016 09:34
O "Custo Brasil" é uma chaga que gera muitos prejuízos ao país e consequentemente à economia. Desde a corrupção, até a ineficiência, passando pela excessiva burocracia e alta carga tributária, tudo nos leva a um emaranhado que certamente beneficia a muitos, haja vista a inoperância e pouca vontade em mudar esta situação. O momento é de abrirmos os olhos, enxergarmos além de nossos umbigos, fazer a nossa parte e exigir que as mudanças sejam reais e não de atores apenas. O Brasil tem jei
Paulo Correia Lima 24/06/2016 09:26
Furto é furto, mas vale lembrar que era contra pessoas endividadas que apelavam para os empréstimos consignados. Igual a roubar merenda escolar.
3
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>