[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Papa Francisco acusa Cúria Romana de "Alzheimer espiritual" | Mundo | O POVO Online
Igreja 23/12/2014

Papa Francisco acusa Cúria Romana de "Alzheimer espiritual"

O pontífice observou ainda na Cúria o terrorismo de fofocas, "esquizofrenia existencial", "exibicionismo mundano" e "narcisismo falso"
notícia 2 comentários
ANDREAS SOLARO/AFP
O chefe do Catolicismo aproveitou o tradicional encontro de Natal para fazer as advertências
Compartilhar

O papa Francisco criticou ontem a Cúria Romana, organização administrativa da Igreja Católica, declarando no Salão Clementino da Cidade do Vaticano que algumas pessoas têm vidas duplas hipócritas, desejam o poder a qualquer custo e sofrem de ”Alzheimer espiritual”, ou seja: esquecem que deveriam ser homens de Deus. O chefe da Igreja aproveitou o tradicional encontro de Natal com os cardeais e bispos integrantes da Cúria para advertir sobre os males que devem evitar.

 

Em seu discurso anual, bispos, o sumo pontífice reiterou que, “como qualquer corpo humano”, a Cúria sofre de ”infidelidades ao Evangelho” e de “doenças que precisa aprender a curar”. O santo padre listou 15 doenças, usando expressões fortes como, além de “Alzheimer espiritual”, o “terrorismo de fofocas”, “esquizofrenia existencial”, “exibicionismo mundano”, “narcisismo falso” e “rivalidades e vanglória”.


“A cura é o fruto da tomada de consciência da doença”, concluiu o papa, pedindo que os cardeais e bispos permitam-se que o Espírito Santo inspire suas ações, ao invés de confiar apenas em suas capacidades intelectuais. “A Cúria deve sempre melhorar e crescer na comunhão, santidade e conhecimento para cumprir a sua missão”, disse.


“Esquizofrenia”

”A doença da esquizofrenia existencial” está presente nos que vivem “uma vida dupla fruto da hipocrisia típica do medíocre” e afeta aqueles que ”abandonaram o serviço pastoral só para fazer os assuntos burocráticos”, explicou. Francisco disse que a “fofoca pode acabar com a reputação de colegas a sangue frio”. Além disso, citou “a doença da indiferença com os demais”, pois o religioso ”deve ser uma pessoa amável, serena, entusiasta e alegre”.

 

Outro dos males é o da ”rivalidade e a vanglória”, que surge ”quando a aparência e a cor dos vestidos e as insígnias de honra se transformam no objetivo primário da vida”. A doença de “acumular bens materiais” e a de pertencer ”a círculos fechados” também foram citadas. “Seria lindo pensar que a Cúria romana é um pequeno modelo de Igreja”. Acrescentou que ”um membro da Cúria que não se alimenta cotidianamente com o alimento (de Deus) se transforma em um burocrata”. Depois, advertiu: “Uma Cúria que não faz autocrítica, não se atualiza e não tenta melhorar é um corpo doente”.


O pontífice recomendou aos presentes a visitar os cemitérios para ver os nomes de várias pessoas “que se achavam imortais, imunes e indispensáveis”. Para Francisco, ”isto deriva da patologia do poder, do complexo de sentir-se um eleito e do narcisismo”. Outras doenças da lista de males da Cúria é o “excessivo trabalho”; o “endurecimento mental e espiritual”, que “impede chorar com os que choram e se alegrar com os que se alegram”; ”o excessivo planejamento” e “a doença da má colaboração”. (das agências de notícias)


Saiba mais


Francisco citou e detalhou cada um dos “15 males” pelo que estaria passando a cúpula da Igreja. São eles:


Sentir-se indispensável, trabalhar excessivamente, ter mentalidade dura, adotar excessiva planificação, ter má coordenação, alzheimer espiritual, rivalidade e vã glória, esquizofrenia existencial, mexericos, cortejar os chefes, indiferença perante os outros, cara fúnebre, materialismo, lucro, ser de círculos fechados e ser exibicionista.

Compartilhar
espaço do leitor
Hiran Nogueira 23/12/2014 09:19
Verdade, José Vitor, o Papa não está falando da Cúria Romana, mas dos marcianos. Acorda! Se o Papa não varre a sujeira para debaixo do tapete, porque tem leigo que sim?
jose vitor lopes de sousa 23/12/2014 08:49
Porque ainda tem gente deturpando o que o Papa fala?... Ele nao acusou ninguem so disse para atentar a esses males....
2
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>