[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Brasil melhora a qualidade do ensino, mas em ritmo mais lento | Mundo | O POVO Online
Pisa 04/12/2013

Brasil melhora a qualidade do ensino, mas em ritmo mais lento

Em Matemática, os brasileiros ficaram no 58º lugar entre 65 nações. Entretanto, é a nação que mais melhorou na disciplina desde 2003. O Pisa ajuda os governos a identificar o nível de seu sistema escolar em termos mundiais
FREDERICK FLORIN/AFP
Exame situa nível educacional dos países no contexto mundial
Compartilhar

O Brasil melhora a qualidade do seu ensino, contudo em ritmo menor. E continua nas últimas posições no ranking dos países ou territórios membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômicos (OCDE). O panorama está presente nos resultados do principal exame internacional da educação básica, o Programa Internacional para a Avaliação de Alunos (Pisa), que avalia estudantes de 15 e 16 anos em Matemática, Leitura e Ciências.

 

Em Matemática, os brasileiros ficaram no 58º lugar entre 65 nações. Estão atrás de Cazaquistão, México e Uruguai. E à frente de Colômbia e Jordânia. Nos demais quesitos, leitura e ciências, o Brasil deixou de crescer de 2009 para 2012. Em leitura, o Brasil está em 55º e em Ciências, em 59º. Os dados referem-se às provas aplicadas no ano passado.


Os líderes na matéria são todos asiáticos: Xangai e Hong Kong, ambos na China, Cingapura, Taiwan e Coreia do Sul. A maior parte dos alunos avaliados, quase 85%, frequenta escolas públicas. Uma parte menor está na rede privada.

 

Avanço matemático

Se o Brasil prossegue entre os últimos colocados, o relatório destaca ser a nação que mais melhorou em Matemática entre os que participam da prova ao menos desde 2003. A avaliação é aplicada a cada três anos.

 

Em média, o País foi de 356 para 391 pontos, ganho de 10%). É como se o estudante de 2012 tivesse mais de seis meses a mais de escolarização do que o de 2003. Houve conquistas também nas outras duas disciplinas.


O problema é que no período 2009-2012, o crescimento nas notas desacelerou. Ainda em Matemática, se de 2006 para 2009, o progresso foi de 16 pontos e no período seguinte caiu para cinco pontos. “Há resultados a serem comemorados”, afirmou a diretora-executiva da ONG Todos pela Educação, Priscila Cruz.


Ela destacou tanto o ganho no longo prazo, de 2003 em relação a 2012, quanto o fato de a Nação ter aumentado o número de alunos atendidos pelas escolas. No período, o percentual de estudantes de 15 anos matriculados subiu de 65% para 78%.


“Mas considerando que o País tem um dos maiores PIBs do mundo, a situação deveria ser melhor. Ao aluno que está hoje na escola não interessa que o sistema estará melhor daqui uma década”, afirmou.


O relatório do Pisa enfatiza que “o nível de repetição de ano é ainda muito extenso no Brasil, repercute negativamente nos resultados na Matemática e é mais notável entre os estudantes mais desfavorecidos”.


O Pisa tem por objetivo ajudar os governos de países a identificar como seu sistema escolar se situa no nível internacional em termos de qualidade, igualdade e eficiência. A cada três anos, meio milhão de estudantes secundários de 70 nações participam na avaliação do Pisa. (das agências de notícias)


Ranking de ensino do Pisa 2012

Países ou territórios líderes, além de Brasil, Estados Unidos e maiores europeus

 

Cultura matemática

Formular, usar e interpretar a matemática

 

1º. Xangai

2º. Singapura

3º. Hong-Kong

4º. Taipei

5º. Coreia do Sul

6º. Macau

7º. Japão

8º. Liechtenstein

9º. Suíça

10º. Holanda

16º. Alemanha

25º. França

26º. Reino Unido

32º. Itália

33º. Espanha

36º. Estados-Unidos

58º. Brasil

 

Compreensão de texto

Compreender e usar a escrita

1º. Xangai

2º. Hong-Kong

3º. Cingapura

4º. Japão

5º. Coreia do Sul

6º. Finlândia

7º. Irlanda, Taipei e Canadá

20º. Alemanha 21º. França

23º. Reino Unido

24º. Estados Unidos

27º. Itália

31º. Espanha

55º. Brasil


Cultura científica

Conhecimentos em física, tecnologia, biologia e química

1º. Xangai

2º. Hong-Kong

3º. Singapura

4º. Japão

5º. Finlândia

6º. Estônia

7º. Coreia do Sul

8º. Vietnã

9º. Polônia

10º. Canadá e Liechtenstein

12º. Alemanha

21º. Reino Unido

26º. França

28º. Estados Unidos

29º. Espanha

33º. Itália

59º. Brasil

> TAGS: matemática pisa
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>