[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Em crise, partido cogita afastar premiê na Tunísia | Mundo | O POVO Online
Morte de opositor 08/02/2013

Em crise, partido cogita afastar premiê na Tunísia

KHALIL/AFP
Confrontos nas ruas de Túnis após assassinato de opositor
Compartilhar

A incerteza política se agravou, ontem, na Tunísia, com a decisão do partido governista Al Nahda de contestar o anúncio feito na véspera pelo premiê de que o gabinete seria dissolvido. A sigla afirmou que estuda substituí-lo.
 

A crise deve se acentuar ainda mais, com perspectiva da primeira greve geral do país em 34 anos, convocada por organizações sociais.
 

A tensão havia escalado na quarta-feira, quando o opositor Chokri Belaid foi morto a tiros ao sair de casa. A identidade do atirador é desconhecida, mas ativistas acusam o governo de leniência. Diante da indignação popular com o crime, o premiê Hamadi Jabali anunciou a dissolução do gabinete e a formação de governo composto de tecnocratas sem filiação política.
 

Ontem, porém, o partido governista Al Nahda - ao qual Jabali pertence - rejeitou a proposta e afirmou não ter sido consultado sobre as decisões do premiê.
 

“O premiê não pediu a opinião de seu partido”, disse Abdelhamid Jelassi, vice-presidente do Al Nahda. “Acreditamos que a Tunísia precisa de um governo político agora. Continuaremos as discussões com outros partidos sobre formar uma coalizão”. Um diretor do partido disse que a sigla estuda a substituição de Jabali. Com conflitos até mesmo dentro da coalizão que governa o País, a Tunísia vive sua pior crise desde a derrubada do ex-ditador Zine al Abdine Ben Ali, em janeiro de 2011.
 

A precária situação econômica, aliada a discussões sobre o papel da religião no Estado, polariza a sociedade tunisiana. Ontem, persistiam as manifestações nas ruas, com jovens atirando pedras, e as forças de segurança reagindo com gás lacrimogêneo. Diante do espectro da violência, lojas fecharam em Túnis, após o almoço. O funeral de Belaid deve coincidir com a greve de hoje, elevando a perspectiva de levante político. (da Folhapress)

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>