[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] 92 anos do professor Edson Bezerra Gomes | Jornal do Leitor | O POVO Online
Homenagem 29/05/2012

92 anos do professor Edson Bezerra Gomes

Compartilhar

O CRIADOR DE ESCOLAS

 

Papai, que alegria comemorarmos os seus 92 anos, que transcorreu no último dia 23 de maio. Mesmo convalescendo de um problema renal grave, há três anos, você continua lúcido, lendo jornal diariamente, comentando os fatos, e sempre querendo saber como está sua Reriutaba.

 

Ao lado de nossa mãe, Maria do Carmo que ao senhor tem se dedicado 24 horas por dia, curte sua velhice de uma forma um tanto dolorosa, mas sem reclamações. Foi junto com ela, papai, que o senhor tomou a sábia decisão de mudar-se para Fortaleza na década de 60, já pensando num futuro melhor para todos seus filhos. Concluída parte da missão retornaram à Reriutaba, onde residiram até 2009, ou seja mais de 44 anos, desta vez, voltando a morar em Fortaleza, devido a problemas na sua saúde.


Lembro-me do quanto o senhor se empenhou durante 40 décadas pela educação de nossos irmãos reriutabenses. Feito um desbravador jesuíta, ajudou a fundar o Colégio Juscelino Kubischek, o Colégio Cenecista do distrito de Amanaira (já extinto), o Grupo escolar Alfredo Silvano Gomes, hoje uma escola estadual, outro Colégio no distrito de Araras, hoje Cidade de Varjota. No entanto, sua maior maior iniciativa foi criar juntamente com o juiz Cid Peixoto do Amaral o Colégio Gratuito Raimundo Mesquita, com a nobre missão de oferecer o ensino aos estudantes mais carentes, mantido por alguns anos pelo empresário Vicente Mesquita, seu maior patrono e logo após a sua morte, mantido com recursos estaduais e até particulares. Sua luta pela manutenção do Colégio Raimundo Mesquita o levou a criar a Fundação Educacional de Reriutaba, que, durante muitos anos, foi a a mantenedora do Colégio. Foram 44 anos incansáveis, batendo de porta em porta, em busca de dotações junto aos órgãos governamentais para levar adiante sua missão de servir como educador e dirigente. Chegou a conseguir um convênio com o Governo do Estado, desfeito na gestão do então governador Tasso Jereissati.


Durante este período passaram pelo Colégio cerca de 30 mil reriutabenses, muitos deles reconhecidos da sua tarefa, outros nem tanto.


Há quatro anos, sentindo o peso da idade e a necessidade de manter vivo o Colégio que criou e a quem deu seu sangue, suor e muitos anos de trabalho, resolveu sugerir um regime de comodato com a Prefeitura Municipal de Reriutaba, para manter ali uma escola municipal, comprometendo-se o município a manter o nome da Instituição e suas instalações em condições de funcionamento.


Dr. Edson, o senhor sempre pensou grande. Passado o período do regime de comodato, tomamos conhecimento, através do prefeito Osvaldo Honório Lemos, de que o prédio da Escola que pertence a Fundação Educacional de Reriutaba, foi transferido para o município com assinatura de outra pessoa. Fica a pergunta aos reriutabenses de bem. Por que não com a assinatura do professor Edson Bezerra? Como poderíamos definir essa atitude?


Sentimos muito orgulho do senhor papai, dos exemplos que o senhor nos deixa de dedicação a uma causa tão nobre que é a educação, sem esquecer que foi também um político a moda antiga, vereador, presidente da Câmara em três legislaturas, vice-prefeito e prefeito, com larga folha de serviços prestados ao povo de sua terra natal, numa época em que o povo escolhia seus candidatos pelo partido e não pelo que lhe ofereciam em troca.


Somos gratos ao senhor e a mamãe pela educação que nos proporcionou, educando com bons exemplos todos os cinco filhos. Muitos anos se passaram. Nós, os filhos crescemos, estudamos, trabalhamos, casamos, lhe demos netos e bisnetos. Vocês dois sempre vibraram com nossos crescimentos, tudo isso, sabemos, foram conquistas que devemos ao senhor e a mamãe também, que estão sintetizados no livro que publiquei nos seus 90 anos, com o título: Meus pais: duas histórias de trabalho e determinação.


Queremos ainda vê-lo ao nosso lado por muitos anos, pois você é o nosso orgulho, a nossa alegria e a nossa sustentação. Obrigada, papai!

 

Silvana Frota

silvanaxgfrota@hotmail.com

Jornalista

Compartilhar
espaço do leitor
Alaércio Flor 04/07/2012 14:04
Belissimo texto.Bem que mereceria os 100 anos do prof. Amorim também, eo texto é bem menor....
Este comentário é inapropriado?Denuncie
alaercio flor 04/07/2012 14:03
Belissimo texto.Bem que mereceria os 100 anos do prof. Amorim também, eo texto é bem menor....
Este comentário é inapropriado?Denuncie
alaercio flor 04/07/2012 14:03
Belissomo texto.Bem que mereceria os 100 anos do prof. Amorim também, eo texto é bem menor....
Este comentário é inapropriado?Denuncie
alaercio flor 04/07/2012 14:03
Belissomo texto.Bem que mereceria os 100 anos do prof. Amorim também, eo texto é bem menor....
Este comentário é inapropriado?Denuncie
4
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>