[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Realidade da leitura e da escrita | Jornal do Leitor | O POVO Online
Artigo 29/05/2012

Realidade da leitura e da escrita

notícia 0 comentários
Compartilhar

A aprendizagem da leitura e da escrita constitui uma ferramenta indispensável para a inserção social. Não nos referimos àquela aprendizagem mecânica, que permite somente a decodificação e reprodução de símbolos, como apregoou por muito tempo a pedagogia tradicional, mas, sobretudo, referimo-nos à apropriação do conhecimento que permita uma leitura dinâmica e sistêmica de mundo, que humanize o sujeito inserindo-o na sociedade como autor de sua própria história.

 

O Instituto Nacional de Estatística e Pesquisa em Educação (Inep) mostra que alunos de 5ª ano do Ensino Fundamental não possuem habilidades cognitivas na leitura e escrita. Mas, por que existem tantas dificuldades na aquisição da leitura e da escrita por parte dos alunos em sua tenra idade? Idade esta propícia ao ato de aprender .


Mesmo diante desta realidade, é possível observar que quando uma criança ingressa na escola, já possui as habilidades linguísticas adequadas para o processo de desenvolvimento da leitura e da escrita, pois são as mesmas habilidades de compreensão da fala. Uma criança não aprende a falar, porque um adulto a ensinou de maneira sistemática. Entretanto, desenvolve a fala observando a fala do adulto, interagindo com ele e buscando atender suas necessidades a partir dessa comunicação.


Desta forma, para que uma criança aprenda a ler e escrever, não é necessário um árduo esforço, basta inserir esse aprendizado em seu cotidiano de uma forma natural. É neste sentido que o adulto, sobretudo, o professor, deve agir de modo consciente e com uma sensibilidade e bom senso na prática docente do cotidiano.


Sendo assim,é importante mencionar a importância do papel do professor nesse processo, que deve centrar sua prática num modelo que propicie ao aluno o desenvolvimento de sua criticidade e sensibilidade frente às letras. Não basta apenas decodificar, mas é preciso compreender, contextualizar, aplicar esta leitura de forma significativa, tomá-la como um meio de interpretar o mundo e interagir nele.


Somente assim, a leitura e a escrita serão apresentadas à criança como um instrumento e social.

 

Maria da Glória Barbosa Matoso

gloriabarbosa13@yahoo.com.br

Pedagoga, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional

Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>