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A aprendizagem da leitura e da escrita constitui uma ferramenta indispensável para a inserção social. Não nos referimos àquela aprendizagem mecânica, que permite somente a decodificação e reprodução de símbolos, como apregoou por muito tempo a pedagogia tradicional, mas, sobretudo, referimo-nos à apropriação do conhecimento que permita uma leitura dinâmica e sistêmica de mundo, que humanize o sujeito inserindo-o na sociedade como autor de sua própria história.
O Instituto Nacional de Estatística e Pesquisa em Educação (Inep) mostra que alunos de 5ª ano do Ensino Fundamental não possuem habilidades cognitivas na leitura e escrita. Mas, por que existem tantas dificuldades na aquisição da leitura e da escrita por parte dos alunos em sua tenra idade? Idade esta propícia ao ato de aprender .
Mesmo diante desta realidade, é possível observar que quando uma criança ingressa na escola, já possui as habilidades linguísticas adequadas para o processo de desenvolvimento da leitura e da escrita, pois são as mesmas habilidades de compreensão da fala. Uma criança não aprende a falar, porque um adulto a ensinou de maneira sistemática. Entretanto, desenvolve a fala observando a fala do adulto, interagindo com ele e buscando atender suas necessidades a partir dessa comunicação.
Desta forma, para que uma criança aprenda a ler e escrever, não é necessário um árduo esforço, basta inserir esse aprendizado em seu cotidiano de uma forma natural. É neste sentido que o adulto, sobretudo, o professor, deve agir de modo consciente e com uma sensibilidade e bom senso na prática docente do cotidiano.
Sendo assim,é importante mencionar a importância do papel do professor nesse processo, que deve centrar sua prática num modelo que propicie ao aluno o desenvolvimento de sua criticidade e sensibilidade frente às letras. Não basta apenas decodificar, mas é preciso compreender, contextualizar, aplicar esta leitura de forma significativa, tomá-la como um meio de interpretar o mundo e interagir nele.
Somente assim, a leitura e a escrita serão apresentadas à criança como um instrumento e social.
Maria da Glória Barbosa Matoso
gloriabarbosa13@yahoo.com.brPedagoga, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional
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