[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Qual a sua dúvida?
PAGAMENTO. IPTU 28/01/2015

Qual a sua dúvida?

notícia 0 comentários
Compartilhar

Faltam nove dias para o vencimento da cota única do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2015 com desconto de 10%. Até o início dessa semana, a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) havia contabilizado mais de 61 mil impressões de boletos gerados via site Sefin.

 

O contribuinte que deseja pagar e ter direito a este abatimento deve imprimir seu boleto no site da Sefin e quitá-lo até o dia 6 de fevereiro em bancos, casas lotéricas ou Farmácias Pague Menos. É preciso estar com o imposto dos exercícios anteriores em dia para garantir o desconto.


A pedido de O POVO, a Sefin informou as dúvidas mais frequentes dos contribuintes, segundo atendimento presencial e telefônico. Elas foram respondidas pelo coordenador da Administração Tributária, Paulo Martins. (Viviane Sobral)


PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

 

Quais os descontos e as formas de pagamento?

São três opções de desconto para o pagamento em cota única. O desconto será concedido somente para imóveis que estão adimplentes com exercícios anteriores: 10% até 6 de fevereiro; 7,5% até 6 de março; 5% até 8 de abril. Pode-se parcelar em 11 vezes, tendo cada parcela  valor mínimo de R$ 30, com vencimento no 5º dia útil de cada mês.

 

Como posso imprimir meu boleto no site?

No site da Sefin o contribuinte encontrará quatro locais na que permitirão a impressão do boleto. Na barra de menu principal no topo da página e no banner rotativo há o link “Consulta IPTU”. Você também poderá encontrar no menu de serviços à esquerda nos links DAM e IPTU.


Além da internet, onde posso resolver meus problemas de IPTU?

A Sefin oferece atendimento na sua sede no Centro da cidade, nos Núcleos de Acolhimento ao Cidadão das Regionais I, II, IV, V e VI, de segunda-feira a sexta-feira de 9h às 15h. O atendimento também se estende para o Vapt - Vupt de Messejana.

 

Como faço para pagar dívida de anteriores e ter desconto deste ano?

O contribuinte pode emitir o boleto no site caso o seu débito não esteja em execução (clicar em DAM > IPTU. Exercícios Anteriores). Caso o contribuinte deseje efetivar o pagamento à vista ou parcelar, deve procurar a Sefin-Centro ou as Regionais para consultar a sua atual situação e regularizar seu débito anterior. Para débitos já executados, o contribuinte deverá procurar a sede da Procuradoria Geral do Município (Av. Santos Dumont, 5335) ou seu posto de atendimento no Fórum Clóvis Beviláqua.

 

Como faço para saber se sou isento do IPTU?

Ao acessar o site da Sefin em uma das quatro opções de link para a consulta do IPTU, você deverá digitar o número de sua inscrição. O sistema indicará se você é isento. Além disso a Sefin enviará via Correios notificações informando da isenção. Se o contribuinte entenda que se enquadra em hipótese de isenção, deverá procurar a Sefin Centro ou Regionais (exceto III) até 9 de março, com documentação que comprove a isenção.

Caso encontre alguma divergência no valor, como posso reclamar?

Você tem até 9 de março para dar entrada no pedido de revisão no valor do IPTU, munido da documentação que comprove sua reclamação.

 

Meu boleto chegou com a informação “proprietário não identificado”. O que isso significa?

Significa que o cadastro está desatualizado. O contribuinte precisa procurar a Sefin (sede Centro ou Núcleos nas Regionais, exceto a III) para regularizar a situação.

 

Como fazer para transferir a titularidade do IPTU?

O contribuinte deverá se dirigir à Sefin-Centro ou às Regionais (exceto a III) portando cópias da identidade (RG), CPF ou CNPJ; matrícula/escritura/declaração de compra e venda (cópia atualizada e autenticada), e comprovante de residência.

 

Se optei pelo parcelamento do IPTU 2015 como tenho acesso aos boletos?

Uma vez optado pelo pagamento parcelado, o contribuinte deverá lembrar de imprimir o boleto pelo site sempre que for pagar cada prestação, com vencimento no quinto dia útil de cada mês. O envio dos boletos pelos Correios só acontecerá até o mês de março (4ª parcela).


Serviço

 

Emissão de boleto

Onde: http://bit.ly/1DNlz9N

 

ATENDIMENTO. Regional I – Rua Dom Jerônimo, 20 – Otávio Bonfim; Regional II – Rua Juraci de Oliveira, 01 – Edson Queiroz; Regional IV – Av. Silas Munguba, 3770 – Serrinha; Regional V – Rua Augusto dos Anjos, 2466 – Bom Sucesso; Regional VI – Rua Padre Pedro de Alencar, 789 – Messejana; Vapt-Vupt - Rua Jornalista Tomaz Coelho, 408, Messejana.

 

 

undefined

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Imóveis