[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive]
É possível baratear a taxa condominial seguindo algumas dicas simples com a ajuda de todos os condôminos. Para isso, deve-se ter noção dos custos de um condomínio. Despesas com pessoal representam em média 50%, gastos com concessionárias (água e luz) dão em média 20% e manutenção 15%, conforme estima o sócio-diretor do Grupo Gestart - soluções para condomínios, Raphael Mota.
Na economia com pessoal, deve-se ter um quadro ajustado às reais necessidades do espaço, com funcionários com atribuições bem definidas. A rotatividade dos empregados deve ser evitada, pois há custos para efetivar demissões e contratações. “Em condomínios horizontais esse percentual (50%) tende a ser bem maior”, enfatiza Mota.
Se os condôminos investirem em uma manutenção preventiva haverá redução de gastos, pois, diz Mota, ela é em média 50% mais barata que a corretiva. “É importante procurar fornecedores com referências para não pagar pelo mesmo serviço duas vezes”, indica. E se os ambientes forem sempre limpos, não vai ser necessária a compra de tantos materiais de limpeza, diz Ismael Rodrigues, consultor técnico da Esquadra, administradora de condomínios.
Para economizar em energia, o uso de lâmpadas LED e bombas com baixo custo de consumo podem ajudar. Também pode-se instalar sensores de presença na iluminação do condomínio e investir em sistemas inteligentes de chamado de elevador. Gerar a própria energia também diminui a taxa condominial.
Com água deve-se ter controle diário para identificar vazamentos. Equipamentos que reduzam a pressão na saída de água trazem economia. Mota acrescenta que a conscientização dos condôminos deve caminhar junto de cada uma das ações.
Alternativas
A empresa Apsa, que opera condomínios, lembra que publicidade pode ser explorada. Os condomínios podem pensar em abrir espaços dentro das áreas comuns para anúncios.
“Quando há engajamento é possível até organizar bazares de venda de produtos. Ou também fazer eventos com patrocinadores”, indica a empresa. O condomínio também pode contratar empresas, em caso de inadimplências, que compram a dívida ou fazem garantia de receita. Elas arcam com as despesas do condomínio, cobrando taxas pelo serviço. (Beatriz Cavalcante)
Serviço
Cadastro no programa Ecoelce
Onde: http://bit.ly/1aKLE9N
SERVIÇO
ECONOMIZE
A conscientização dos condôminos deve caminhar junto de cada uma das ações abaixo.
Economia com pessoal
1. Ter funcionários com atribuições bem definidas.2. Evitar rotatividade dos empregados
Manutenção
1. Priorizar manutenção preventiva em vez de corretiva2. Procurar fornecedores com referências para não ter que gastar de novo com outra empresa
Concessionárias
1. Uso de lâmpadas LED e bombas com baixo custo de consumo
2. Instalar sensores de presença na iluminação do condomínio
3. Investir em sistemas inteligentes de chamado de elevador
5. Ter um controle diário de consumo de metros cúbicos de água para poder identificar possíveis vazamentos
6. Utilizar equipamentos modernos, que reduzam a pressão na saída de água
Alternativas
1. Cadastro no programa Ecoelce – deve-se fazer a coleta seletiva e entregar o lixo separado à Coelce, economizando na conta de energia
2. Abrir espaço para publicidade dentro dos espaços do condomínio
4. Fazer eventos com patrocinadores
5. Contratar empresas, em caso de inadimplências, que comprem a dívida ou façam garantia de receita. Elas arcam com as despesas do condomínio, cobrando taxas pelo serviço
CUSTOS DE UM CONDOMÍNIO
DESPESAS COM PESSOAL. Representam em média 50%
CONCESSIONÁRIAS. Um gasto em médio 20%
Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo
Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>
Copyright © 1997-2016
Jornal de Hoje | Imóveis