[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] MP quer a destruição de carceragens | Fortaleza | O POVO Online
Delegacias 31/03/2013

MP quer a destruição de carceragens

O Ministério Público Estadual deve realizar uma reunião para pedir a desativação das carceragens
notícia 3 comentários
{'grupo': ' ', 'id_autor': 16399, 'email': 'angelica@opovo.com.br ', 'nome': 'Ang\xe9lica Feitosa'}
Angélica Feitosa angelica@opovo.com.br
Compartilhar

O Ministério Público Estadual (MPE) quer que todas as carceragens do Ceará sejam desativadas e destruídas logo após a transferência dos presos das delegacias da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A informação foi repassada pela Promotora de Justiça Fernanda Marinho de Andrade Gonçalves, que marcou uma reunião na próxima segunda, 1º de abril, para discutir o assunto com várias entidades e o Governo do Estado.

 

A promotora argumentou que a situação nas carceragens de toda a RMF é muito problemática. “Os presos não têm respeitados nem o mínimo determinado pelo tratado assinado pelo Brasil com a Organização das Nações Unidas (ONU). As condições ferem os direitos humanos. Eles ficam amontoados, 40 deles onde cabem sete, sem direito a um banho de sol, nem um lugar para dormir”, elenca. Segundo Fernanda Marinho, o tempo máximo para a permanência de um preso em uma delegacia é somente o da conclusão do inquérito policial, que deve ser de dez dias. Vários estados do Brasil destruíram suas carceragens. “Queremos seguir o exemplo deles”, diz.


O prazo para a transferência dos detentos das delegacias para os presídios foi determinada pelo juiz Paulo de Tarso Pires Nogueira, da 6ª Vara da Fazenda Pública no último dia 8 de março e deve acontecer até julho deste ano. O magistrado reforçou, em sua sentença, que o Estado não deve receber presos em quantidade superior à capacidade das Delegacias de Polícia. Paulo de Tarso afirmou que o argumento para a determinação segue “o postulado da dignidade da pessoa humana e os preceitos reguladores da Lei de Execução Penal” .


Sobre o mesmo assunto, tramita na 6ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Fortaleza uma Ação Civil Pública, movida pela Defensoria Publica do Estado, que também recomenda a desativação e demolição de todas as carceragens da RMF.

Compartilhar
espaço do leitor
Hermes 26/10/2015 19:48
Se pertencesse a outro partido poderia até votar na loura,porém do PT jamais.
Cidadão 31/03/2013 20:33
Parabéns ao MP e Defensoria pela iniciativa e também ao Judiciário! Sem cárceres nas DPs=sem preso=polícia civil finalmente investigando =melhoria nos inquéritos=denúncias melhor fundamentadas=menos impunidade=mais segurança! Assegura-se o DH do detento e a segurança do cidadão e pol civil cearense
José M 31/03/2013 12:47
Outra fator de enorme importância será a substituição da PM por Agente Penitenciários em todo o sistema penal cearence, até por que nós Agentes fomos formados com este propósito e a PM não. Nunca vi uma lei ser tão ignirada com a LEP ( Lei de Execuções Penais ).
3
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>