[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Domingo de renovação e esperança em toda fé cristã | Fortaleza | O POVO Online
Páscoa 31/03/2013

Domingo de renovação e esperança em toda fé cristã

Dia mais importante para os cristãos, o Domingo de Páscoa é o momento em que fiéis lembram o sofrimento e a ressurreição de Jesus Cristo e trazem para a própria vida o simbolismo dessa passagem
Compartilhar

Para além de toda fé, hoje o dia é de se voltar a si e trazer à consciência os passos dados até agora. No Domingo de Páscoa, a fé cristã rememora e celebra a ressurreição de Jesus Cristo, há 2.013 anos. Mas, principalmente, reserva-se o direito da mudança, do recomeço.

 

É nesse esforço de renovação que, matizados, catolicismo, espiritismo e protestantismo encontram-se num mesmo tom.


Padre Ivan de Souza, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, diz do botão que vira flor, hoje. Poetiza. Fala que a Semana Santa celebra a paixão e a morte de Jesus Cristo, mas chega, no Domingo de Páscoa, com a ressurreição, com a ponte, a possibilidade do reinício, com a certeza de que a vida, e não a morte, é o destino dos que mendigam, aflitos, explicações sobre a existência na Terra. É a passagem do mundano para a ética e os bons costumes. Chance que se renova todos os anos.


“Nós, cristãos católicos, devemos entender essa grande festa, a maior festa da Igreja, como retorno à vida, à ressurreição. Jesus nos permite isso. Sem a ressurreição, o que seria da nossa fé?”, interroga o padre, que chama o povo às missas e à eucaristia para viver o calvário de Jesus.

 

Espíritas

Despidos de celebrações, liturgias ou procissões, os espíritas, mais intimistas, também separam o Domingo de Páscoa para a reflexão. Luciano Klein, presidente da Federação Espírita Cearense (FEEC), diz que Jesus é o ser que Deus enviou à humanidade para servir de modelo e guia. Poupa-se das polêmicas sobre a vida do Messias para se ater ao “amar a Deus sobre todas as coisas” e “ao próximo como a si mesmo”. A ressurreição? Acredita nela espiritualmente.

 

Permite-se, então, já que vinculado à tradição judaica cristã, aproveitar o Domingo de Páscoa como oportunidade para uma reflexão sobre a vida íntima e promover uma passagem interior.


“Fazer a nossa Páscoa, intimamente, equivaleria a uma mudança de comportamento, tendo como referência Jesus. O sacrifício dele é uma demonstração plena de amor”, ensina.


Protestantismo

Longe das simbologias, assim como o espiritismo, mas crendo na ressurreição de corpo e alma de Jesus Cristo, assim como o catolicismo, o protestante faz do Domingo de Páscoa um momento de renovação. “A esperança do recomeço”, assim define o pastor Armando Bispo, da Igreja Batista Central. Diz que hoje nasce a possibilidade de vida para o amor que morre e para os tratos e contratos que esmorecem todos os dias.

 

“Acordem cedo, olhem o nascer do sol e celebrem, numa refeição singela com a família, o que este domingo representa”, ora o pastor. Enfim, sob todos os credos, a mensagem é só uma: renasça! 


O quê


ENTENDA A NOTÍCIA


A Páscoa tem origem na tradição judaica, quando o povo de Israel foi liberto do cativeiro egípcio e assim celebrou a nova vida, a renovação em busca da “terra prometida”. Ao ir a Jerusalém, Cristo foi crucificado e ressuscitou.

 

Serviço

 

Missa solene presidida por dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, arcebispo de Fortaleza, seguida de procissão.

Horário : 18h30min

Onde: Catedral Metropolitana de Fortaleza, na rua Sobral, nº 1, Centro 


Frases


Renovação

“O Domingo de Páscoa nos deixa a esperança não só de vitória, mas de eternidade. As coisas podem renascer”

Armando Bispo, pastor da Igreja Batista Central


Páscoa

“É a oportunidade de reflexão sobre a vida íntima para que possamos promover passagem interior”

Luciano Klein, presidente da Federação Espírita Cearense

 
Ponte

“É a passagem da morte para a vida, da tristeza para a alegria. Marca nossas vidas como ponte das trevas para a luz”

 

Ivan de Souza, padre da Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Luar Maria Brandão luar@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Nilson de Simas 31/03/2013 13:33
RELIGIÃO - ego disfarçado de humildade SÓ JESUS SALVA - RENASCI EM CRISTO - JESUS É ÚNICO SENHOR E SALVADOR - observem a sociopatia embutida nestas frases. Os ateus, os muçulmanos, os indus, os budistas, os que viveram antes deste tal Jesus, queimarão na fornalha do inferno para aquecer os corações
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Nilson de Simas 31/03/2013 13:15
O jesus, o Lazaro, o Jonas, a filha do Jairo e segundo Gospel todos os crucificados de Jerusalém, ressuscitaram. Parece que ressurreição naquela época era algo banal. Tipo estes filmes de zumbis que vemos na televisão: WALKIN DEAD
Este comentário é inapropriado?Denuncie
2
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>