[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Lagoa do Opaia carece de cuidados | Fortaleza | O POVO Online
Vila União 31/03/2013

Lagoa do Opaia carece de cuidados

Moradores do entorno da Lagoa do Opaia convivem com problemas derivados da poluição e reclamam de desatenção do poder público
FOTOS MAURI MELO
A Lagoa do Opaia não sustenta mais a beleza de outrora, quando costumava ser área de lazer para os moradores do bairro Vila União
Compartilhar

“Quando cheguei aqui, em 1990, dava para tomar banho e pescar. Hoje só temos dor de cabeça”. A afirmação é do comerciante Paulo Madeira, 45, que mora às margens da Lagoa do Opaia. Moradores da região reclamam que a lagoa - que já foi área de lazer para quem mora no bairro Vila União - está abandonada.

 

O pavimento inexiste às margens da lagoa. No lugar do calçamento, há material de difícil decomposição como isopor, garrafas pet e sacos plásticos. O mau cheiro é latente. Há peixes mortos espalhados entre dejetos jogados por centenas de casas do bairro.


O fato de dejetos estarem boiando no espelho d’água não inibe os pescadores. “Pesco aqui há 30 anos. Eu e minha família nunca ficamos doentes por comer esses peixes”, atesta Francisco Oliveira, 56. “Fazíamos pique-nique aqui. Na margem da avenida Lauro Vieira Chaves era tudo arborizado. Era tanta árvore que chamávamos o lugar de ‘Amazônia’”, lamenta o aeroviário João Evangelista, 51. Ele diz que a ocupação desordenada da área contribuiu para os problemas que a lagoa e seu entorno enfrentam.


A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) reconhece que nem todas as casas do bairro são assistidas por rede de esgoto. Através de nota, a companhia informa que após a realização de estudos técnicos, chegou-se à conclusão de que a ampliação da rede não é possível. As condições geográficas são o maior impeditivo, segundo a Cagece. A empresa alerta que na ausência de uma rede de esgoto, os moradores são responsáveis pela destinação dos dejetos produzidos e a implantação de fossas sépticas pode atenuar o problema.


O chefe de infraestrutura da Secretaria Executiva Regional IV, Adriano Câmara, tem uma visão diferente. “Fossas sépticas estão em desuso e não podemos obrigar pessoas de baixa renda a fazerem um procedimento que não é barato. Saneamento básico é responsabilidade do poder público”, destaca.


Manutenção

O microempresário Aderaldo Pinto, 28, defende que antes de revitalizar a lagoa é preciso garantir manutenção do que já foi feito. “A parte oeste da lagoa que foi revitalizada já está se deteriorando por falta de manutenção”, reclama. O autônomo Aderaldo Pinto, 28 acrescenta mais queixas: “as calçadas estão quebradas, um dos lados da lagoa foi revitalizado, mas não houve manutenção e já está ficando deteriorado. A revitalização do outro lado estava previsto no orçamento participativo de 2012, mas nada foi feito”.

 

Quando


ENTENDA A NOTÍCIA


Até meados dos anos 1990, a Lagoa do Opaia era a marca principal de lazer do bairro Vila União. Banho e pesca eram cenário constante. Atualmente, calçamento e pavimentação não mais margeiam a lagoa, que ainda sofre com poluição.

Aflaudisio Dantas afaludisiodantas@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Erivaldo 31/03/2013 18:52
A lagoa do opaia precisa de uma infraestutura de saneamento urgente, daqui a 10 anos não terá mais lagoa, só um uma poça grande de porcaria
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Eli Alves 31/03/2013 16:46
Não é apenas a Lagoa do Opaia que está "abandonada". A cidade carece de áreas verdes, espaços p/esporte (não apenas futebol, só reconhecem esse). Conheço áreas enormes que estão abandonadas que seriam belos espaços públicos e não são por interesse, tenho certeza.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
AUGUSTO CESAR CARNEIRO COLARES 31/03/2013 16:42
CADÊ O PREFEITO QUE PROMETIA TUDO??????JA VÃO FAZER 100 DIAS DE GOVERNO , E TUDO PIOROU....VIU COMO FORAM ENGANADOS , PÔVO SURDO...
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Eli Alves 31/03/2013 16:41
O fato que o Marcelo comentou ocorre em vários locais da cidade. Todos sabem os dias que o lixo é recolhido e mesmo assim preferem jogar o lixo nas esquinas. Vergonha geral p/a Copa das Confederações! Que bela imagem p/o mundo.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Marcelo Barroso 31/03/2013 10:08
Mesmo com o desleixo do governo, se a população tivesse o mínimo de disposição pra guardar o lixo e colocar em local apropriado, ou as vezes é ignorância mesmo, parece ser coisa de índio... As ruas e espaços, NAO seriam tão degradados e sujos.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ver mais comentários
6
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>