[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Muitos pedidos de chuva na Missa dos Josés | Fortaleza | O POVO Online
PARA O INTERIOR 20/03/2013

Muitos pedidos de chuva na Missa dos Josés

MAURI MELO
Muitos Josés compareceram à missa das 10 horas na catedral
Compartilhar


Josés e não Josés ocuparam com rezas a Catedral Metropolitana de Fortaleza, durante a manhã de céu nublado que pairou sobre o feriado de São José. Pediam saúde e muita chuva para aguar os esperançosos homens e mulheres que fazem o interior do Ceará. Pediam a São José, santo milagreiro, que mandasse logo a chuva, que da seca o povo já estava cansado. Eis que, de reza em reza, mais de dois mil devotos do padroeiro lotaram os bancos da Catedral, durante a Missa dos Josés, que começou às 10horas.


Um dos devotos Josés das escadarias da igreja era o agricultor José Ribeiro dos Santos, de 86 anos de idade. Tinha ido cumprir a tradição que o acompanha desde menino, como a mãe o havia ensinado. “A reza reforça a esperança da chuva. Está tudo seco lá para as bandas da minha terra, Quixadá, por isso, precisava vir rezar hoje cedo. E acho que já deu certo. Recebi dois telefonemas, um de Várzea Alegre e outro de Quixeramobim: disseram que pingou lá, viu?”, narra satisfeito.


Não teve perna doente que mantesse em casa a aposentada e devota Maria de Lourdes Souza, de 70 anos. Foi com a vizinha, “para se apoiarem”, literalmente, durante a Missas dos Josés. “Meu nome não é José não, mas aqui é a fé que importa. Fé que eu hoje dedico onde há seca. Moro na Capital, mas sofro pelos irmãos na estiagem. Só posso é rezar

por eles, né?”, explica a senhora que carregava no peito a imagem do santo e nas mãos o cajado de lírios.


Morador de Fortaleza também, o ex-agricultor e hoje artesão Antônio Nogueira da Silva, 76, ia participar de todas as missas da Catedral Metropolitana. “Parece que a seca está pior do que contou Rachel de Queiroz (refere-se ao livro Quinze). E é porque hoje essas tecnologias todas aí. Já estava na hora de as autoridades puxarem um pouco do (açude) Castanhão para o povo da seca”, avalia o artesão. (Luar Maria Brandão)

> TAGS: dia de são josé
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>