[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Balas que mataram dois jovens são de arma da PM | Fortaleza | O POVO Online
Ellery 22/02/2013

Balas que mataram dois jovens são de arma da PM

Laudo da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) revelou que projéteis vieram de arma do Ronda do Quarteirão. Quatro policiais envolvidos na ocorrência foram submetidos a Conselho de Disciplina
ARQUIVO PESSOAL
Igor, 16, tocava numa banda de uma igreja católica, Ingridy, 18, deixou uma filha de um ano e 10 meses
Compartilhar

 

“Foi uma vitória, pois, para mim, essa era a parte mais difícil: se seria divulgado como tudo realmente aconteceu”, resumiu a dona de casa Sandra Sales, 37, mãe de uma das vítimas de um tiroteio ocorrido no bairro Ellery no fim do mês passado. A mãe se referia ao resultado do exame balístico divulgado ontem pela Perícia Forense do Ceará (Pefoce), que apontou que os disparos que mataram dois jovens saíram de uma arma pertencente ao Ronda do Quarteirão.


Na ocasião, morreram Ingridy Maiara Oliveira de Lima, 18, e Igor Andrade de Lima, 16. O caso ocorreu na madrugada de 27 de janeiro, no Pré-Carnaval do bairro Ellery, na praça matriz. Mãe de Ingridy, Sandra diz que estava “incansável” e diariamente entrava em contato com a Polícia para ter respostas para o caso.


“A gente (família) vai entrar com processo criminal contra eles (policiais). Quero que sejam julgados por crime duplamente qualificado. A Polícia tem que defender, resguardar a vida, e não tirar”, asseverou Sandra. A mãe de Igor, Rilene Silva de Andrade, conta que também estuda uma medida judicial. “Eu só quero Justiça, pois sei que Deus não vai trazer meu filho de volta”, diz.


O comandante geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Werisleik Pontes Matias, detalha que o laudo da Pefoce aponta que os tiros que vitimaram os jovens foram disparados de uma única arma. “Pelo registro da Polícia Militar, a arma estava atrelada a uma policial feminina”, revela o comandante da PM. Segundo ele, os quatro policiais envolvidos na ocorrência estão respondendo a processo administrativo disciplinar na Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD). Além disso, foram instaurados inquéritos na Policias Civil e Militar, conforme o coronel.


De acordo com Boletim do Comando Geral (BCG) da Polícia Militar publicado na última terça-feira, os quatro policiais do Ronda do Quarteirão envolvidos no tiroteio foram submetidos a Conselho de Disciplina e poderão ser expulsos da corporação. Segundo o boletim, serão apuradas possíveis transgressões e a suposta “incapacidade moral de permanecer nos quadros da Polícia Militar do Estado do Ceará”. A CGD designou uma comissão de três policiais militares para acompanhar o caso.


Por determinação da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), logo após o incidente, os quatro policiais militares foram afastados das funções e tiveram as armas recolhidas.


Tiroteio


Segundo testemunhas que estavam no Pré-Carnaval, o confronto começou quando os policiais pediram para que o proprietário de um automóvel baixasse o volume de um “paredão” de som. O pedido teria sido negado e as pessoas que estavam no local começaram a atirar objetos nos policiais, que teriam reagido. Durante o tumulto, além de Igor e Ingridy, outras duas pessoas foram baleadas. A jovem foi alvejada na nuca e nas costas, morrendo no local. Ferido na cabeça, Igor ainda permaneceu internado no Instituto Doutor José Frota (IJF), mas não resistiu.

 

ENTENDA A NOTÍCIA


Jovens foram mortos na praça matriz do Bairro Ellery, durante o Pré-Carnaval,após confusão envolvendo um “paredão” de som. Laudo da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) revelou que projéteis são de arma de uma policial.

 

Saiba mais


Outros casos

Caso Bruce: em julho de 2010, durante uma abordagem policial, o adolescente Bruce Cristian Souza Oliveira, 14 anos, foi morto com um tiro na nuca. O soldado do Quarteirão Yuri da Silveira Alves Batista foi apontado como autor do disparo.

Caso Hilux: em setembro de 2007, os espanhóis Marcelino Ruiz Campelo e Maria Almudever, o italiano Innocenzo Brancati e a brasileira Denise Brancatias trafegavam em uma Hilux, quando foram alvejados por disparos vindos de viaturas. Marcelino ficou paraplégico.

 

Na próxima terça-feira, as famílias de Ingridy e Igor vão promover ato ecumênico, que ocorrerá na praça do bairro Ellery, às 19 horas.

 

Multimídia


O resultado do exame balístico na arma do policial que comprova que os jovens foram mortos pela Polícia é o Tema do Dia na cobertura de hoje dos veículos do Grupo de Comunicação O POVO. Confira:

 

Para ler: Na rádio O POVO/CBN (FM 95,5), o tema será discutido no programa Grande Jornal, às 9 horas, e/ou no programa Revista O POVO/CBN, às 15 horas. Na rádio Globo/O POVO, o tema será discutido no programa Manhã do POVO, às 10 horas.

 

Para ver: A TV O POVO trará uma matéria sobre o tema no O POVO Notícias, às 18h30min. Assista à programação pelo canal 48 (UHF), 23 (Net) e 11 (TV Show). Veja o vídeo na página da TV O POVO no Youtube.www.youtube.com/user/tvopovo.


Para ler e opinar: acompanhe a repercussão entre os internautas na página do O POVO Online  no facebook (acebook.com/OPOVOOnline ) e no portal O POVO Online (www.opovo.com.br/fortaleza).

> TAGS: pm arma mataram balas
Lusiana Freire lusiana@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
raimundo 25/02/2013 02:46
Paredão é coisa de marginal! Quem vai pra esse tipo de evento, vai com o intuito de consumir drogas e fazer tudo o que não presta! Além de tudo, tiram a paz e o sossego de quem mora nas proximidades de onde esses criminosos donos de paredão atuam!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Rogério 24/02/2013 13:55
Espero que sejam expulsos da PM. E que o estado faça cumprir a lei, cortando na própria carne.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Jose Araujo 22/02/2013 18:03
A sociedade é hipócrita sempre defende pessoas erradas, infelizmente ocorreu esta fatalidade porque não culpam também o IMBECIL DONO DO PAREDÃO pois foi ele o causador de tudo isso, deveria também responder por crime. ah!! esqueci estamos no Brasil aqui tudo não funciona mesmo.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
joy 22/02/2013 14:11
Em locais de grande aglomeração a policia não deveria usar armas de fogo, e sim armas não letais. Vi muito policias no pre-carnaval com armas de fogo, e sempre me perguntava se eles tivessem que intervir em uma briga se iam sacar as armas, a policia precisa se preparar para multidão,e não para matar
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Topera 22/02/2013 12:40
Grande preparo dos nossos policiais... A polícia existe pra manter a lei, Lei do Silência, Lei do Mais Fraco... Se é pobre, aceita ser um saco de pancada ou VAI PRO SACO!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ver mais comentários
14
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>