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Seja para quem está nas ruas, fiscalizando, ou para quem estuda o trânsito, a solução para o caos vivido hoje na área vai além de ações metódicas de educação (como as escolinhas ou campanhas em meios de comunicação).
É preciso tratar o tema como prioridade. A começar pelo orçamento. “Os recursos do Funset ficaram contingenciados durante anos para dar equilíbrio no superávit do País. Isso quer dizer que recursos que deveriam ser repassados para estados e municípios para programas de educação de trânsito não chegaram à população”, reclama a psicóloga de trânsito, Gislene Macedo.
Ela critica a falta de estrutura da AMC para lidar com o tema. E o pouco dinheiro destinado a isso também. “Poderia haver boa vontade política para investimentos em educação. Se isso é tão fundamental como dizem (os gestores públicos), mostrem! Priorizem no orçamento! Se não está bem posicionado no orçamento, qual a importância? Espera-se fazer gestão de trânsito só com o que se recolhe com autuações?”.
Já o comandante da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), coronel Túlio Studart, defende a inclusão de uma disciplina no currículo escolar para tratar de temas como o trânsito. Algo do tipo foi especulado em 1997, mas acabou descartado pelo Ministério da Educação (MEC).
Para ele, isso colocaria em evidência no sistema de ensino os valores de cidadania. “Não adianta continuar trabalhando como se trabalha hoje, fazendo campanhas só na semana do trânsito ou em grandes operações. Isso não vai mudar o comportamento dos condutores, que estudam só para tirar a habilitação”, pontua Studart.
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