[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Falta de investimento e de estrutura é criticada | Fortaleza | O POVO Online
ESPECIALISTAS 07/05/2012

Falta de investimento e de estrutura é criticada

FOTO: DÁRIO GABRIEL 26/5/2008
Cel Túlio Studart: não adianta fazer campanhas pontuais
Compartilhar

Seja para quem está nas ruas, fiscalizando, ou para quem estuda o trânsito, a solução para o caos vivido hoje na área vai além de ações metódicas de educação (como as escolinhas ou campanhas em meios de comunicação).

 

É preciso tratar o tema como prioridade. A começar pelo orçamento. “Os recursos do Funset ficaram contingenciados durante anos para dar equilíbrio no superávit do País. Isso quer dizer que recursos que deveriam ser repassados para estados e municípios para programas de educação de trânsito não chegaram à população”, reclama a psicóloga de trânsito, Gislene Macedo.


Ela critica a falta de estrutura da AMC para lidar com o tema. E o pouco dinheiro destinado a isso também. “Poderia haver boa vontade política para investimentos em educação. Se isso é tão fundamental como dizem (os gestores públicos), mostrem! Priorizem no orçamento! Se não está bem posicionado no orçamento, qual a importância? Espera-se fazer gestão de trânsito só com o que se recolhe com autuações?”.


Já o comandante da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), coronel Túlio Studart, defende a inclusão de uma disciplina no currículo escolar para tratar de temas como o trânsito. Algo do tipo foi especulado em 1997, mas acabou descartado pelo Ministério da Educação (MEC).


Para ele, isso colocaria em evidência no sistema de ensino os valores de cidadania. “Não adianta continuar trabalhando como se trabalha hoje, fazendo campanhas só na semana do trânsito ou em grandes operações. Isso não vai mudar o comportamento dos condutores, que estudam só para tirar a habilitação”, pontua Studart.

Compartilhar
espaço do leitor
Dr. Mundico 07/05/2012 10:02
Infelizmente ainda imaginam que fazer campanha bonitinha vai resolver alguma coisa. Campanhas educativas servem apenas como desencargo de consciencia de administradores relapsos e omissos. Faz-se uma campanha caríssima, enche os bolsos de publicitários e o motorista faz de conta que ficou educado.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
1
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>