[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] O que a Escola Patronato Sagrada Família tem? | Fortaleza | O POVO Online
Matrícula 28/02/2012

O que a Escola Patronato Sagrada Família tem?

Pais fazem fila desde a semana passada para matricular os filhos. Tradição e rigor na disciplina são apontados como pontos positivos
FOTO: SARA MAIA
Desde a última sexta-feira, muitos pais fazem fila para matricular os filhos na escola, enfrentando sol, chuva, calor e frio
Compartilhar

“Procurei vaga para o 7º ano (do ensino fundamental) e não consegui matricular o meu filho. Vim hoje (ontem) de madrugada para a fila. Agora é procurar em outra escola, né? Mas acho isso judiação”. O lamento é da dona de casa Isabel Cristina, 42, após saber que o filho não vai estudar na escola estadual Patronato Sagrada Família, no bairro Antônio Bezerra.

 

Desde sexta-feira, 24, muitos pais fazem fila para matricular os filhos na escola ao longo desta e da próxima semana. Muitas mulheres - e poucos homens - enfrentam sol, chuva, frio, calor, escuro, medo... Tudo para garantir um futuro melhor para os filhos.


“O colégio é muito bom, tem qualidade”, explica a revisora Nilda Rodrigues, 37. “Aqui tem disciplina, os professores são de qualidade e incentivam o aluno a estudar”, emenda a vigilante Neliane Matias, 38. “Os alunos daqui sempre ganham prêmios. É como se fosse um colégio particular”, acrescenta o operador de máquinas Hildebrando Matias, 40. No primeiro dia de matrícula, 16 alunos ficaram na lista de reserva para o 7º ano.

 

História


A escola tem uma grande tradição no bairro Antônio Bezerra. A coordenadora escolar Ana Cristina conta que a instituição foi fundada há 75 anos pela Congregação das Irmãs Vicentinas. E a estrutura forma um ambiente aconchegante. São apenas nove salas, onde estudam 900 alunos divididos em três turnos.


No pátio interno, há um jardim. Na lateral esquerda, é possível ter acesso à capela e à residência das freiras. A escola passou para gerência do Estado em 2008, mas o prédio é alugado. Por isso, o Governo não pode realizar uma ampla reforma.


A coordenadora Julieta Forte diz que os alunos são acompanhados de perto. “Quando faltam aula, a gente vai na casa deles para saber o que aconteceu”. Além disso, a cada primeiro domingo do mês é realizada uma reunião escolar com os pais. E isso se reflete nos números. O índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da escola é 4,7 contra a média de 3,9 do Ceará. Em 2011, 18 alunos foram aprovados no vestibular.


Sobre a fila de espera na porta da escola, Ana Cristina informa que a matrícula foi divida em vários dias já para evitar tumulto e grande demanda de um dia só. “Ainda não sabemos nem quantas vagas vão ser disponibilizadas para o Ensino Médio e os pais já estão na fila. Não há necessidade disso”, conclui.

 

 

ENTENDA A NOTÍCIA


Criada há 75 anos, a escola Patronato Sagrada Família tornou-se uma referência de qualidade de ensino no bairro Antônio Bezerra. Por isso, muitos pais enfrentam dias de filas para matricular os filhos nesta escola pública.

 

SERVIÇO

Calendário de matrícula da escola Patronato Sagrada Família

Quando: De 29/2 a 4/5

Quarta (28): 8º ano

Quinta (29): 9º ano

Sexta (1): 1º ano do Ensino Médio

O que levar: Cópia da certidão de nascimento e a transferência ou declaração de escolaridade, além de uma pasta escolar e duas fotos 3x4

Compartilhar
espaço do leitor
Thayná 28/02/2012 16:08
Eu estudo nessa escola há 11 anos ela é muito boa os professores são ótimos e o Núcleo gestor faz um bom trabalho.Parabéns Patronato.'
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ana Paula 28/02/2012 11:10
Parabéns ao núcleo gestor e a todos os professores (as) dessa escola, pois com empenho transformam a comunidade e os estudantes desse bairro.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
2
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>