[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Retrato de uma paixão | Esportes | O POVO Online
ACERVO PESSOAL 18/02/2014

Retrato de uma paixão

Famoso pela foto em que aponta um 'cotoco' no estádio, Mikey Wilson segue louco pelo clube holandês Feyenoord
notícia 0 comentários
A foto do garotinho, então com 5 anos, apontando o dedo médio para a torcida adversária foi captada por Jasper Juinen (Reuters)
Compartilhar

Ele é, possivelmente, o anônimo mais famoso do futebol mundial. Sua foto estampa pôsteres de torcidas de todo o planeta, inclusive de outras modalidades. Mikey Wilson era um garotinho quando fez o sinal acima com o dedo médio em riste. Hoje, passados 12 anos, o fã do Feyenoord, da Holanda, é um adolescente orgulhoso de ter virado um ícone para

torcedores apaixonados.


O célebre registro aconteceu no dia 8 de maio de 2002, na final da Copa da Uefa, entre Feyenoord e Borussia Dortmund. Na ocasião, o estádio do time holandês se calou para homenagem póstuma a Pim Fortuyn, crítico do islã. Exceto os alemães, em protesto. O desrespeito irritou a torcida da casa, que respondeu com a ofensa universal do dedão esticado.


Mikey, então com 5 anos, fez o mesmo inocentemente. Num lance de sorte, a lente do fotógrafo holandês Jasper Juinen, da agência Reuters, estava apontada justo para aquele canto da arquibancada. Com a vitória do Feyenoord por 3 a 2, o garotinho virou não apenas um símbolo da conquista. A foto rodou o mundo, como marca da paixão exasperada.


O Verminosos por Futebol localizou Mikey. Para a família do garoto, fanática pelo clube de Roterdã, ainda hoje impressiona que aquele breve segundo tenha entrado para a posteridade. “É legal saber que times de todo mundo usam essa foto, inclusive no Brasil, mas não gostaria de ver meu filho numa bandeira do Ajax”, comenta o pai, Ronald Wilson.

 

PAIXÃO É HERANÇA

Especialmente para Ronald, toda essa repercussão foi uma satisfação. Seu pai, Mike, sempre foi um espelho. Louco pelo Feyenoord, o velho chegou a receber um enterro com honras da torcida, quando morreu em 2011. No ambiente de casa, era natural que Ronald herdasse a paixão. Paixão que depois foi transferida para a terceira geração dos Wilson.

“O Feyenoord está em nosso sangue. Por isso o time é nossa vida”, prega Ronald, de 42 anos. Para alguém apaixonado assim, ter como filho um símbolo de sua torcida já seria fantástico. Pois ele foi além. Dois anos depois da foto, nascia o rebento mais novo, Brian Feyenoord Wilson, hoje com 10 anos.


Para driblar a legislação holandesa, que não permite esse tipo de homenagem no registro, o torcedor e a esposa precisaram fazer o parto na vizinha Bélgica. “Às vezes é preciso ser esperto”, gaba-se. Parte graças ao acaso, parte graças à malandragem, Ronald se tornou um ídolo entre os torcedores do Feyenoord. Tanto quanto o filho Mikey.

 

*O Verminosos por Futebol, site mantido pelo jornalista Rafael Luís, insistiu que a entrevista fosse com o próprio Mikey Wilson. Como garoto é tímido, a família dele preferiu responder em nome do pai Ronald.

 

SAIBA MAIS


Fama por uma foto

Mikey Wilson ganhou notoriedade ao aparecer em foto tirada no dia 8 de maio de 2002, na final da Copa da Uefa, entre Feyenoord e Borussia Dortmund. Ele tinha 5 anos na época.

 

Mikey é filho de Ronald e neto de Mike. O avô teve funeral com honras da torcida do Feyenoord. O pai virou ícone da torcida após ir até a vizinha Bélgica para poder registrar o filho mais novo como Brian Feyernoord.

 

O clube holandês foi fundado em 19/7/1908, em Roterdã. Tem títulos do Mundial Interclubes (1970), da Liga dos Campeões da Europa (1969/70), da Copa da Uefa (1973/74 e 2001/02) e da Liga da Holanda (14 taças).

 

Rafael Luís

ESPECIAL PARA O POVO

www.verminososporfutebol.com.br

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>