[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Cabeça nas pistas de gelo | Esportes | O POVO Online
SANDBOARD 12/08/2013

Cabeça nas pistas de gelo

Atletas cearenses treinam nas dunas, mas sonham com o frio das pistas de gelo
FOTO: DEIVYSON TEIXEIRA
Cearense Willame Oliveira treina nas dunas, mas sonha em competir no gelo das pistas fora do País
Compartilhar

 

Donos de giros radicais nos ares das dunas da Sapiranga e da Prainha, os cearenses Esdras Tikim, 24 anos, e Willame Oliveira 27, são amantes da neve. Contrariando a paixão nacional pelo futebol, os jovens gostam de surfar na neve, voar alto e realizar, no frio, manobras de tirar o fôlego. Os dois principais atletas brasileiros do sandboard (modalidade praticada com uma prancha nas areias das dunas) caminham para a a conquista dos picos gelados no snowboard (esporte com prancha na neve).


“Comecei a competir com 8 anos pelo sandboard. Mas meu sonho mesmo sempre foi ir pra neve. Como a gente não tem neve, o sand já ajuda. Na neve a gente só adapta,” explica Esdras. De lá para cá, o atleta foi campeão cearense e depois brasileiro de sandboard. Foi o início de um sonho maior: tentar ser um snowboarder profissional.


Aos 12 anos, Willame começou a descer suas primeiras dunas, na Prainha. Destaque desde pequeno no sand, o atleta amador de snow também compartilha do sonho do amigo de ir para neve. “Tenho o sonho de ser um atleta profissional do esporte e representar o meu Brasil em grandes competições,” almeja.


O primeiro contato com a neve aconteceu em julho de 2010, na pista artificial de São Roque, em São Paulo, pelo Desafio Brasileiro Senseo de Snowboard SlopeStyle. Os amigos Esdras e Willame aperfeiçoaram o talento aprendido nas dunas e venceram a competição. Tikim conquistou o 1º lugar na categoria slopestyle – rampa e corrimão. E Willame foi 1º na categoria Open amador de Snowboard. Em setembro do mesmo ano, Esdras seguiu para a Argentina, na estação de San Martin de los Andes Chapelco, pelo Campeonato Brasileiro de Snowboard, onde conheceu neve de verdade pela primeira vez. Esdras ficou com o 3º lugar.

 

Desafios


Os treinos dos atletas amadores de esporte de inverno são um desafio à parte. Com quase nenhuma opção de lugar com neve no Brasil, os jovens buscam alternativas além das dunas. Outra dificuldade é o alto custo do esporte. Mesmo com apoio da Secretaria do Esporte do Ceará (Sesporte) e dos patrocinadores, os atletas ainda têm limitações para seguir adiante nas competições. Os investimentos com comida, hospedagem e treino na neve limitam a participação em campeonatos fora do país. Apesar disso, ambos sonham em representar o Brasil nas Olimpíadas de Inverno. “Meu objetivo é ser medalhista olímpico. É um sonho e talvez eu tenha que ralar muito. Mas faço a minha parte,” acredita Esdras. “Estamos trabalhando para conquistar um espaço nacional e no mundo,” completa Willame.

 

Conquistas


Principais conquistas

 

Esdras Tikim

2011 - campeão Internacional na Copa Sandboarding Peru. 

2011 - primeiro brasileiro a mandar um 720° no Peru.

2011 – vice-campeão Open Internacional Peru 

 

Willame Oliveira

2010 - Campeão Brasileiro Freestyle.

2006 – campeão Panamericano Ceará-Brasil.

2006 – Vice-campeão Sulamericano Peru

 

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>