[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Papa lembra de "momentos difíceis" - Bento XVI
DESPEDIDA 28/02/2013

Papa lembra de "momentos difíceis"

ALBERTO PIZZOLI/AFP
Igreja Católica assiste os últimos momentos de um pontificado que foi curto, mas intenso
Compartilhar


O papa Bento XVI afirmou na manhã de ontem, em sua última audiência pública como papa, que está “consciente da gravidade e novidade” da sua renúncia, porém que tomou a decisão com “profunda serenidade de espírito”. “Nesses últimos meses senti que minhas forças tinham diminuído. E pedi que Deus me iluminasse para me ajudar a tomar a decisão mais correta, para o bem da igreja.”

 

Bento XVI reconheceu que, em seus quase oito anos de pontificado, teve momentos de alegria e luzes, mas também “momentos difíceis”. “O Senhor nos deu muitos dias de sol e ligeira brisa, dias nos quais a pesca foi abundante, mas também momentos nos quais as águas estiveram muito agitadas e o vento contrário, como em toda a história da Igreja, e o Senhor parecia dormir.”

 

O papa disse que se sentiu como São Pedro com os apóstolos na barca, no lago da Galileia, e que sempre soube que o Senhor estava na barca. “E sempre soube que a barca da Igreja não é minha, não é nossa, mas Sua, e não a deixa se afundar. É Ele quem a conduz, certamente, através dos homens que elegeu. Esta é uma certeza que nada pode ofuscar e é por isso que meu coração está cheio de agradecimento a Deus, porque não me fez faltar a toda a Igreja e também seu consolo, sua luz e seu amor”, acrescentou.

 

O papa deixou claro que não irá “retornar à vida privada”. “Não abandono a cruz, mas permaneço, de maneira nova, perto do senhor crucificado”, disse. No discurso, o papa disse também que “amar a igreja significa ter a coragem de tomar decisões difíceis, tendo sempre em mente o bem da igreja, e não o próprio”.

 

Bento XVI anunciou a renúncia no último dia 11. A decisão será oficializada hoje, com a quebra do anel que marca o seu pontificado e sua retirada, de helicóptero, rumo a Castel Gandolfo, a residência de verão dos líderes da Igreja Católica. Essa é a primeira vez em 598 anos que um papa renuncia ao cargo. O último a fazê-lo foi Gregório 12, em 1.415.

 

“Hoje é um dia de agradecimento”, diz Bento XVI. “Gostaria de que cada um sentisse a alegria de ser cristão.” “Estou comovido, vejo a Igreja que está viva”, disse, em meio aos aplausos de milhares de fiéis presentes. Ele dirigiu-se por um momento em espanhol aos fiéis dos países latino-americanos e da Espanha, pedindo a eles que orassem pelo conclave que deverá eleger seu sucessor.

 

Na véspera, o papa teólogo, que renunciou oficialmente por “falta de forças” para guiar a Igreja moderna, havia organizado com a ajuda de seu secretário Georg G¤nswein os papéis de seus aposentos e separado seus escritos pessoais, contou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi. (das agências de notícias)


COLOMBIANO JÁ COSTURA ROUPA DO FUTURO PAPA

 

Mãos santas
O colombiano Luis Abel Delgado, do departamento de Valle del Cauca, na Colômbia, trabalha ontem em uma das mitras que serão utilizados pelo novo Papa, a ser eleito no próximo Conclave a ser organizado pela Igreja Católica. Delgado, de 43 anos, foi designado pelo Vaticano para fazer vestuário que será utilizado pelo sucessor de Bento XVI.

 

 

"Bento XVI, após tornar efetiva renúncia, hoje, será chamado de "Papa emérito" ou de "Pontífice romano emérito"

 

"O papa, a partir de agora vestirá a "clássica batina branca" papal. Ele conservará o tratamento de "Sua Santidade" 

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>