[an error occurred while processing this directive] Urbanista critica Áreas de Publicidade Livre | Economia | O POVO Online
SEM LIMITES 06/07/2016

Urbanista critica Áreas de Publicidade Livre

notícia 0 comentários


O conselheiro do Instituto de Arquitetos do Brasil no Ceará (IAB/CE), o arquiteto e urbanista Marcus Lima, acredita que um dos pontos que deve causar grande polêmica é a criação de Áreas de Publicidade Livre (APL), que, segundo o artigo 26, serão voltadas a induzir o desenvolvimento local, em zonas da cidade que experimentem precariedade do ponto de vista urbanístico ou habitacional.


Nestes locais, não há limite de quantidade e tamanho dos anúncios que, cumulativamente, sejam animados e possuam dispositivo luminoso.


“Este é um ponto que precisa ser melhor explicado. Desde quando publicidade induz desenvolvimento local? A publicidade não é ferramenta de indução de crescimento. Esta é uma porteira aberta, até porque a lei não define conceitualmente quais são estas áreas”.


Ele também faz críticas ao fato da regulamentação dos anúncios no mobiliário urbano estar condicionada a um decreto futuro e não no escopo da lei. No artigo 22 do projeto estão elencados 21 tipos de mobiliário urbano de uso e utilidade pública, que vão desde os abrigos das paradas de ônibus, cabines de segurança, quiosque para venda de lanches e produtos em parques; bancas de revistas, lixeiras, até o sanitário público móvel (para feiras livres e eventos), mas não diz em quais serão permitidos publicidade, as características e o tamanho, se limitando apenas a autorizar o Executivo, com a anuência do órgão licenciador, a outorgar concessão, a título oneroso, mediante licitação destes equipamentos.


“Se impõe restrições à publicidade privada, mas não amarra a que pode ser colocada no mobiliário urbano. Um decreto deixa margem para muita coisa. E a Prefeitura também pode ser poluidora, na medida em que permitir uma publicidade em cada esquina”. Por outro lado, o professor destaca como avanço a permissão para instalação das marcas das lojas nas fachadas dos shoppings sob parâmetros previstos em lei, o que na avaliação dele vai adequar a lei à realidade atual. (IC)

 

> TAGS: Cidade limpa
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia