[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Relações desiguais entre os países dos Brics | Economia | O POVO Online
CRÍTICA 08/07/2014

Relações desiguais entre os países dos Brics

notícia 0 comentários
Compartilhar


Nas palavras do professor Francisco Cassano,da Mackenzie, Brasil e China têm relações comerciais fortes, “pois China consome commodities do Brasil, mas exporta para nós, produtos industrializados”. Segundo ele, essa relação não é saudável para o Brasil “ já que estamos pagando emprego para eles, em troca de matéria-prima”.


Com relação a Índia e Rússia, o comércio não é intenso, diz ele. “A constituição para nós, brasileiros, não tem muito a ganhar porque já somos exportadores cativos da China e não vejo uma razão sólida para a formação desse grupo”, pondera.


O professor da Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Feldmann, concorda com Cassano e destaca que o grupo não está formalizado. “Só existe algumas afinidades entre si, mas muitas diferenças”.


Para Feldmann, apenas a troca de informação e a troca de experiência beneficiam o grupo. “É um exagero reunir chefes de estado neste contexto. Questões técnicas entre os países são mais relevantes”. (JM)

 

Leia amanhã

Rússia e Brasil: relações comerciais e diplomáticas

 

> TAGS: brics
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia