[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Cid defende federalização da previdência estadual | Economia | O POVO Online
Previdência Estadual 18/04/2013

Cid defende federalização da previdência estadual

Para o governador, a União deveria se encarregar pela previdência dos estados. No Consad, em Brasília, Cid Gomes apresentou a nova proposta de previdência complementar dos servidores estaduais
DIVULGAÇÃO
O governador Cid Gomes, o prefeito Roberto Cláudio e o secretário Eduardo Diogo estiveram em Brasília ontem para encontro do Consad
Compartilhar

 

Marcelo Andrade

ENVIADO A BRASÍLIA

marceloandrade@opovo.com.br

O governador do Ceará, Cid Gomes, defendeu, ontem, em Brasília, a federalização da previdência dos Estados. O pronunciamento foi feito no sexto Congresso do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad). “Tudo que for de previdência tem de ir pra União e a União vai cobrar dos entes públicos”, avalia o governador,


Durante o evento, Cid Gomes citou o exemplo do estado do Rio Grande do Sul que estaria “falido” em virtude do comprometimento da receita com o pagamento da folha de funcionários ativos, inativos e pensionistas. Segundo o governador, o Estado da região Sul ainda está entre aqueles que têm a menor participação de investimentos na Receita Corrente Líquida. “É um estado marcado para falir”.


Novo modelo

O governador também apresentou ao Conselho a previdência complementar dos servidores do Estado do Ceará. Anunciado em fevereiro, válido a partir de 2014, o novo modelo previdenciário prevê a diminuição do déficit estadual. Segundo ele, a cada ano, há um saldo negativo de R$1,518 bilhão entre o que se arrecada de servidores ativos e o que se paga a inativos e pensionistas.

 

“A gente não pode deixar que o Estado se transforme em um Estado autofágico, que a folha de pagamento consuma a totalidade dos recursos públicos. É fundamental que nós asseguremos a capacidade de investimento”, disse o secretário de Gestão e Planejamento do Ceará, Eduardo Diogo.


O novo modelo prevê a divisão da Previdência do Estado em três fundos: um para militares, outro para contribuição compulsória e um complementar.


*O repórter viajou a covite do Consad

 

SERVIÇO


Acompanhe as contas públicas do Ceará


Onde: transparencia.ce.gov.br/


Saiba mais


Previdência complementar


Segundo o secretário da Gestão e Planejamento do Ceará, Eduardo Diogo, o modelo previdenciário do Ceará permite que os servidores optem por um fundo previdenciário, semelhante a uma capitalização, que irá conceder os benefícios tendo como base a contribuição.

 

Além disso, haverá um teto de R$ 4.159 e a opção de um fundo complementar para os servidores que ganham acima desse valor.

 

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia